O Remarketing nas Lojas Virtuais

| 17/06/2013 - 08:31 AM | Comentários (1)

retargeting

© Xuejun li – Fotolia.com

O grande desafio das lojas virtuais é aumentar vendas de forma sustentável, o que significa manter uma relação positiva entre crescimento nas vendas e lucratividade. Afinal, não adianta nada aumentar as vendas se estamos tendo prejuízo com as mesmas. Esse caminho fatalmente levará a loja virtual ao fracasso.

A ação normal praticada pelos marqueteiros nas lojas virtuais é expandir as vendas e, consequentemente, o faturamento, por meio de publicidade, promoções, SEO, entre outras.

O que está correto desde que não se perca de vista a questão da lucratividade. Não basta apenas ter um ROI positivo, pois isso não significa necessariamente lucro, uma vez que, na maioria dos casos, o ROI é calculado utilizando-se o faturamento e não o lucro das lojas virtuais. O que precisamos é que o faturamento menos o custo das mercadorias vendidas, menos despesas e menos o investimento seja um número positivo. O segredo, em última instância, é aquela velha conta da dona de casa: no final do mês a receita deve ser maior do que a totalidade das despesas e custos. Caso contrário alguma coisa esta errada.

A importância do remarketing nas Lojas virtuais

Voltando a questão da visitação, sabemos que qualquer loja virtual precisa de tráfego de visitantes para poder gerar vendas, e nesse contexto temos 3 tipos de lojas virtuais:

  • Em primeiro lugar, as lojas virtuais que não investem em publicidade ou investem pouco (ou errado), consequentemente tem tráfego baixo, o que acarreta poucos pedidos.
  • Em segundo lugar, as que investem eventualmente em publicidade.  Estas eventualmente recebem tráfego e pedidos. Ou seja, quando a loja virtual é divulgada, ela vende!
  • Finalmente, temos as lojas virtuais que fazem publicidade e promoções constantemente, mas que, além disso, investem na divulgação de produtos e ofertas para seus próprios clientes.

A terceira opção é sem dúvida a melhor, porque o custo para se ganhar novos clientes é muito maior, muitas vezes chegando a ser próximo, ou superior ao faturamento direto dessa ação. Devemos sim, divulgar, porém temos que realizar ações para vender para a base de clientes da loja. Segundo o Instituto Gartner, conquistar um novo cliente custa de 5 a 12 vezes mais do que trazer um cliente novamente até a boca do caixa.

A matemática é simples, você incrementará continuamente sua base com novos clientes e terá uma proporção de recompra cada vez maior, tendo um aumento de faturamento sustentável para seu e-commerce. O Resumo da ópera é o seguinte: faça o remarketing, pois isso deverá aumentar as suas vendas e a sua lucratividade.

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Categoria: Cases

Sobre Fernando Mansano: Especialista em comércio eletrônico, estando entre os melhores profissionais da América Latina. Formado em Análise de Sistemas, atua em desenvolvimento de sistemas para Internet e-commerce desde 2000, participou da implantação e acompanhamento das principais lojas virtuais do país. Diretor da Jet E-commerce, Diretor da ABRADI, coautor do livro Gerente de E-commerce, fundador e escritor do blog E-commerce Class o qual foi eleito um dos melhores do país. Docente especialista em Educação Superior, ministra em cursos técnicos, graduação e pós-graduação, palestrante em Universidades e grandes eventos de e-commerce e marketing digital. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. luiza disse:

    Oi Fernando, muito interessante a matéria, sempre é bom divulgar a possibilidade que o remarketing traz para as lojas, mas outra estratégia que não esta atrelada apenas ao Google é o Retargeting Dinâmico, onde os banners são mais persuasivos, pois eles captam exatamente o que o consumidor procurou.
    A empresa Next Performance é um bom exemplo de como trabalhar com Retargeting dinâmico.

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