Ambiente Social + Estratégia = Bons resultados

A configuração atual do comercio eletrônico brasileiro está satisfazendo o mercado e também os consumidores, ambos interagem em um ciclo de crescimento em uma sincronia perfeita. Os consumidores buscam excelentes condições de compra e atendimento em uma plataforma agradável, com informações nítidas, com vídeos e comentários. Este ciclo está gerando  mais de 53,7 milhões de pedidos por ano segundo o Ebit.

O mercado se dedica cada vez mais em criar estratégias sociais para atração de um publico especifico para uma categoria do ecommerce ou até mesmo para toda a loja, algumas empresas por atuarem em nichos de mercados específicos possuem algumas vantagens no momento de criação deste planejamento. Exemplos de algumas empresas que atuam neste formato são  Giuliana Flores, com 70 mil likes, Loja Bom Gosto, com F-commerce, e da nova geração entre os e-commerce de sucesso no país, o grupo Fhitz.

No planejamento de social media sempre há necessidade de uma deadline para que todo o planejamento realizado seja muito bem definido em começo, meio e fim. A partir daí, comece um diagnostico do que está acontecendo e se estão acontecendo ações interativas, se não estiver, comece imediatamente a se relacionar e ter engajamento com as pessoas. Identifique como a sua empresa está se relacionando e verifique também o concorrente, saiba quais ferramentas falam com o seu público alvo, se seus consumidores amam o Facebook ou talvez o Twitter pelo seu dinamismo.

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Utilize também para haver uma identificação ainda maior entre a empresa e consumidor. Verifique o que eles falam, quais palavras são mais pronunciadas, quais as formas de se expressarem e comunicarem. Existem ferramentas como Google trends que fornece relatórios de palavras chave e mostra os termos mais buscados. Use estas palavras em seu site e em sua comunicação porque são do cotidiano do público alvo.

Como último ponto a ser citado, mas não menos importante, a personalização das ferramentas de comunicação e interação, o treinamento dos profissionais que utilizam as mídias e a estruturação de todos os canais como,  twitter, facebook , youtube e blogs, juntos criam um ótimo conteúdo com muita relevância, tanto para o seu público quanto para otimização de seu ecommerce na busca natural do Google.

Após este trabalho, com muita dedicação e com alguns outros pontos dos milhares que podem ser ditos quando se fala deste tsunami social, comece o trabalho de monitoramento da evolução de suas vendas através desta nova forma de criar amigos e fazer negócios com estratégia.

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Guilherme Carreri é Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing Digital e entusiasta do marketing 3.0 na @CasaMídia.
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