O popup voltou e pode turbinar as vendas de seu e-commerce via e-mail
Lembra aquele tempo em que navegar na Internet era um exercício de fechar janelinhas popups?
Claro que você lembra. Mas será que odiava tanto quanto eu odiava?
Recordo bem de quando eu caía em algum site desconhecido e, de repente, milhares de janelas popup abriam em sequência. Para cada uma que eu fechava, abriam outras duas, muitas vezes travando o computador.
Mas, para desespero de alguns marqueteiros e programadores, eis que surgiram anti-popups e navegadores mais atualizados, que acabaram com aquela bandalheira.
Esse foi uma breve retrospectiva cultural para anunciar que os popups voltaram.
Mas calma, o popup voltou, porém, agora ele tem outra identidade: chama-se lightboxes (ou janelas modais).
Os lightboxes são menos invasivos, mais inteligentes e, o que realmente importa, podem ajudar seu e-commerce a crescer.
O Felipe, da LojaPerky.com.br, por exemplo, está convertendo 10% de todo o tráfego da loja em endereços de e-mail graças a essas janelinhas que eram difamadas até pouco tempo atrás.
Grave esta frase: a sua lista de e-mails é (ou deveria ser) o principal ativo da sua loja virtual.
Explico:
– Email marketing ainda é o canal mais eficaz para vendas no e-commerce
– Adquirir visitantes para sua loja, seja qual for o canal, está cada vez mais caro
Se visitante custa caro, e e-mail gera venda, por que você deixaria o visitante ir embora sem deixar um contato?
É aí que entra o lightbox. Hoje, a lightbox é a maneira mais eficaz de construir uma grande lista de e-mails para fazer sua loja faturar alto a cada ação de email marketing.
Imagine uma loja que paga R$0,50 por clique no Adwords e converte apenas 1% disso em vendas (R$50/venda).
Suponha que, usando um lightbox, a loja consiga captar o e-mail de 10% dos visitantes. Agora ela estará pagando R$5/e-mail capturado. Muito mais razoável.
Lightboxes são amplamente usados por blogs e grandes lojas online com este mesmo objetivo, mas estão ao alcance de qualquer pequena e média loja virtual.
Como começar:
Defina a oferta e o design
Pra início de conversa, fuja de qualquer coisa do tipo “Assine minha lista”, “Receba nossas novidades/promoções”, etc. Tudo isso tem pouquíssimo valor para o visitante e subaproveita o potencial do lightbox.
Reflita: o que você vai oferecer de real valor ao visitante em troca de seu endereço de e-mail?
É essa oferta que vai determinar diretamente o sucesso da captação de e-mails. Aqui, detalhes fazem toda a diferença.
Para conseguir transformar ao menos 10% do seu tráfego em endereços de e-mails, você precisa fazer melhor do que oferecer ao visitante sua newsletter.
Algumas boas ideias:
Oferecer um desconto, definitivamente, é a forma mais popular. Mas, não é a única.
Outras ideias:
“Receba cupons de desconto no seu e-mail” – promessa de “cupons de desconto” (palavrinha mágica) para um futuro indeterminado. Cumpra a promessa oferecendo cupons exclusivos para seu mailing;
“Receba grátis…” – grátis é outra palavrinha mágica para gerar conversões;
“Baixe nosso guia/comparativo/passo a passo…” – qualquer material que efetivamente seja útil para seu cliente. Além de o material ser bom, a chamada deve ser eficaz em comunicar o principal benefício. Aqui, mais uma vez, pequenos detalhes fazem toda a diferença.
Não se esqueça de usar uma imagem de boa qualidade que comunique o benefício da sua oferta. Sorrisos e pessoas felizes são sempre boas pedidas, mas você pode tentar qualquer coisa.
Defina o critério
Para começar, sugiro criar uma única oferta somente para novos visitantes, exibida assim que ele chega ao site, não importa qual página (lembre que nem todo mundo entra pela página inicial). É a maneira mais prática para o começo.
Mas nada impede você de criar diferentes ofertas para diferentes critérios.
Por exemplo: um cupom para visitantes de Facebook, outro para visitantes do Buscapé.
Ou quem sabe oferecer frete grátis apenas para quem já navegou por três minutos e ainda não colocou produto no carrinho?
Se a ferramenta de lightbox permitir esses critérios com facilidade, o céu é o limite.
Teste e Meça
Em dúvida entre um tipo de oferta e outra? Entre duas imagens diferentes?
Não pense demais e experimente. Se for possível testar duas versões do lightbox ao mesmo tempo (um teste a/b de verdade), ótimo. Caso contrário, teste uma versão, depois teste outra por igual período e compare os desempenhos. Simples assim.
Lembre-se de criar uma meta no Google Analytics para acompanhar as conversões dos seus lightboxes.
Hora de criar o lightbox
Antes de tudo, verifique se sua plataforma de loja virtual já oferece esse recurso ou se possui um plugin na respectiva loja de aplicativos.
Caso negativo, recomendo a ferramenta Wisepops, que venho usando em alguns clientes e que possui ótimo custo benefício.
Funciona em qualquer site ou plataforma, basta colar um script em todas as páginas do site. Além disso, é bastante simples de usar: você mesmo cria seus popups com um editor bastante intuitivo.
Possui integração automática com MailChimp, mas também pode se integrar com outras soluções de e-mail marketing.
Para lojas virtuais e sites em WordPress existe uma boa lista de soluções desse tipo, entre elas:
Popupdomination
Pippity
OptinMonster
Sumome
Bom, essa estratégia é apenas metade do caminho (ou nem isso). Você ainda precisa usar sua lista de e-mails para gerar vendas e também para construir autoridade e reputação. Mas isso já é outro assunto.
Conhece alguma outra solução ou plugin de popup para lojas virtuais? Já usou popups para aumentar as conversões do seu e-commerce? Conte-me mais sobre.
Categoria: Cases