Como escolher e alavancar o crescimento do seu e-commerce?

| 23/09/2013 - 09:17 AM | Comentários (0)

planejamento

© pressmaster – Fotolia.com

A escolha de uma plataforma de e-commerce nos dias atuais é um desafio, quase uma equação matemática a ser solucionada. Existem diversos preços e funcionalidades que as empresas colocam no mercado. Eu, particularmente, sou partidário da metodologia tradicional de compra de software, utilizado por diversas empresas, ou seja, descobrindo o que você quer fazer e identificando a melhor solução. Trazendo essa realidade para o e-commerce temos a necessidade de saber qual o tamanho da minha iniciativa virtual: Quantos produtos; Quais categorias/sortimentos estou disposto a ter; Em que tempo desejo realizar as minhas campanhas; Quais os canais vou abordar… Enfim, colocando todas essas informações em planilhas, temos softwares que variam de preços razoáveis a alguns milhares de dólares. E, surpreendam-se. Todos são ótimos nos desafios e cenários propostos.

O e-commerce ou qualquer iniciativa empresarial bem sucedida passa necessariamente por controle e implementações financeiras, com o envolvimento de agentes financeiros (bancos). É interessante obter produtos (leia-se conta corrente e convênios) e entender seu funcionamento em detalhes, ou seja, como é depositado o dinheiro, quais as tarifas e taxas que devem ser pagas e se o valor depositado é líquido ou bruto.

Se o volume de transações por dia ultrapassar o número de 100 o mais aconselhável é contar com ajuda profissional de empresas que atuam com atividades de automação do departamento financeiro, principalmente as especialistas em conciliação, pois facilitam a troca de informações com os agentes financeiros e disponibilizam dados de maneira rápida e transparente.

Todas essas ações são de extrema importância para acompanhar o crescimento do e-commerce, que tem crescido em média 20% ao ano – o dobro do comércio em lojas físicas (média de 10%). Obviamente que a participação do comércio eletrônico versus varejo tradicional no Brasil ainda é pouco representativo, porém, com taxa de crescimento acelerada temos um futuro promissor para quem deseja se aventurar.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Pedro Chagas: Pedro Henrique Arruda Chagas é gerente de Projeto da Accesstage (www.accesstage.com.br), empresa especialista em soluções para o intercâmbio de dados financeiros em vários segmentos do mercado. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.