Cuidado para não “internetizar” seu mundo

| 16/06/2011 - 01:28 AM | Comentários (2)

Muitas pessoas iniciam um negócio online pensando que tudo irá acontecer virtualmente. Tem o pensamento que, em determinado momento, haverá milhões de internautas em seu site e será apenas questão de tempo para que eles comecem a comprar. Infelizmente, isso é apenas metade da história. Claro, a qualquer momento haverão milhares de pessoas conectadas, ao mesmo tempo em que haverão milhões de pessoas que não estarão online. E o que você está fazendo para orientá-las?

Acredite ou não, a maioria das pessoas não vive suas vidas na Internet. Eu sei que dói ouvir isso, mas é verdade. A qualquer momento durante o dia, a maioria das pessoas estará fazendo outras atividades fora do mundo virtual. Muitos de nós que administram os negócios on-line, ou passam muito tempo conectados, tendem a “Internetizar” coisas, pensando que o mundo inteiro gira em torno da rede, o que pode acabar afetando as ações de marketing. Ficamos tão focados no marketing do mundo virtual que nos esquecemos do mundo off-line, que em muitos casos, é aonde realmente se usam os produtos que vendemos!

É uma questão de conhecer seu mercado, e de incluir promoções on-line e off-line no planejamento de seu negócio. Dependendo de seu mercado, e o produto que você vende, podes querer investir mais pesado em uma área do que a outra. É rara a necessidade de um equilíbrio entre os dois.

Imagine se você vende pranchas de surf via web. Claro, muitos internautas utilizam a Internet, mas em determinado momento, os surfistas mais obstinados provavelmente estarão fazendo algo relacionado ao surf que não será na frente de uma tela. Se eles não estão fazendo isso, podem estar trabalhado comendo ou dormindo. Obviamente, nenhum ser humano gasta às 24 horas por dia online.

Dito isto, onde seria o melhor local para o marketing de sua loja de surf virtual? Google Adwords? Yahoo? Um site de surf? Ou via offline?

A resposta é: todos eles!

Se você se concentrar seus esforços totalmente em marketing on-line, você estará perdendo um universo mais amplo – o mundo inteiro de pessoas que não estão. E caso faça o contrário, você estará perdendo o público que está online.

A chave é olhar para além da internet e sempre incluir em seu plano de marketing uma visão que inclua tanto o mundo online como offline. Ao longo do tempo, com testes e controles dos resultados de marketing, você vai descobrir de onde se originam a maioria de seus clientes, e você poderá ajustar seu plano de marketing de acordo com as frentes de maior potencial de conquista de novas vendas.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Armando J. Jr disse:

    Muito interessante e útil esta matéria, parabéns pelo conteúdo.

  2. Anônimo disse:

    Ótima postagem, muitas pessoas pensam tanto na internet que se perdem no mundo físico, é bom testar cada etapa para saber onde se pode melhorar.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.