Difícil Arte de Facilitar

| 09/12/2010 - 00:50 AM | Comentários (0)

Num cenário normal todo lojista físico se preocupa em facilitar o máximo possível para seus consumidores terem acesso as suas mercadorias e principalmente na finalização das compras, afinal de contas esse é o propósito maior de todo lojista, vender sempre mais produtos com a finalidade de aumentar a lucratividade de loja e com isso melhorar a prestação de serviço de vendas, criando um circulo vicioso que não para e só faz crescer o negócio em si.

Porque nas lojas virtuais isso é diferente? Segue alguns exemplos clássicos que fazem da finalização da venda um fracasso total. Não exibir a opção de cálculo de frete no carrinho de compras, se um consumidor tem a intenção de comprar é crucial ele saber de quando será o frete cobrado na loja sem a necessidade de se cadastrar ou se identificar. Limitar com um valor mínimo o carrinho, acredito que isso seja para que o valor do frete proporcionalmente ao valor do carrinho seja menor, mas essa decisão deve caber ao consumidor se deseja pagar o valor do frete maior que o valor da mercadoria.

Outra, não informar a quantidade disponível em estoque do produto ou ainda limitando o acréscimo da quantidade por unidade, através de seta de maior e menor, ou seja, se realmente a intenção de compra for 10 unidades, serão necessários 10 cliques para alcançar a quantidade desejada. Força o consumidor e preencher um longo cadastro com várias informações que não são pertinentes a venda em si, como por exemplo: porque escolheu o site, quem indicou, preferência de mailing, etc., neste momento o foco deve ser a venda. Vários passos ou páginas para finalizar uma compra, porque não optar por uma única página com todas as informações para que o consumidor sinta-se confortável em validar e até mesmo alterar as condições rapidamente.

Sabemos que muitas vezes os facilitadores não são criados por falta de testes e até mesmo conhecimento de como realmente acontece venda na loja virtual pelo próprio lojista. Faça um teste bem simples para testar o processo de compra, chame alguém que você conheça que nunca tenha feito uma compra virtual e de preferência que só contenham os conhecimentos básicos de informática e solicite que faça uma compra. Esse exercício com certeza lhe renderá vários pontos que poderão ser melhorados, se você puder fazer isso mais que cinco vezes, elenque as principais dificuldades e crie os facilitadores. Isso só irá aumentar suas vendas.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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