Eu Troco e você Troca?
Boa parte das vendas de uma loja virtual são produtos comprados com o propósito de presentear alguém. E sabemos que muitas vezes os presentes nem sempre agradam, ou simplesmente não servem, não combinam, entre outros motivos pessoais de quem recebe. E sabendo que a política de troca deve ser respeita conforme as leis, um produto comprado por internet tem o prazo de 7 dias de devolução após o recebimento, com os valores dos produtos e mais os custo do envio ressarcidos integralmente e claro que também o valor do frete para referida devolução ao lojista.
Uma forma interessante que já foi divulgada pela Amazom.com e que será utilizada breve, é fazer com que antes que seja despachado o presente para o destinatário, aja de alguma maneira uma forma de contatar o presenteado e saber se é do interesse dele receber mesmo o presente ou simplesmente trocá-lo por vale compra da própria loja.
Essa idéia é bem interessante e mostra como é possível adaptar a vendas por internet com seus conceitos próprios. Isso com certeza diminuirá razoavelmente o número de trocas de presentes, coisa tão comum no mercado físico. Porque antes de receber os presentes você seria consultado se realmente gostaria de recebê-los e em caso contrário automaticamente teria o valor gastado a sua disposição para comprar algo do seu interesse. E o mais importante, a decisão cabe ao presenteado e não a empresa ou comprador.
Num primeiro momento essa pratica poderá parecer fria e objetiva, porque podemos pensar:“Mas e o trabalho e carinho que a pessoa teve para escolher o presente como fica?”, exatamente como é no mundo físico, quando muitas pessoas no dia seguinte vão aos estabelecimentos comerciais e fazem as trocas dos produtos, ou seja, isso já é uma pratica comum e aceita, a troca de presentes. O que acontece é que no comercio eletrônico a maioria das vezes a loja não está perto em distância para facilitar essa troca.
Para tudo isso ocorrer, só seria necessário acrescentar um campo mais no cartão de presente, com o email do presenteado, para que seja possível enviar um email com as informações necessárias se houver o interesse na troca e emitir um vale compra. E com isso você terá agradado seu comprador inicial que executou uma compra e mais o presenteado que recebeu toda a atenção e teve suas escolhas respeitadas.
Categoria: Cases
A ideia parece ser boa, mas também há sua negatividade sendo que geralmente presentes são uma “surpresa”, será que não iria estragar a surpresa de quem está recebendo o presente?