Fatores que influenciam o E-Consumidor

| 09/03/2012 - 09:35 AM | Comentários (4)

O comportamento do e-consumidor é um assunto muito discutido por inúmeros profissionais que buscam entender quais fatores, circunstâncias e características levam um cliente a comprar em uma loja virtual. Para o e-commerce, esse estudo é ainda mais complexo, pois envolve diversas questões de interpretação e entendimento dos clientes.

É claro que todo consumidor gosta de ser bem atendido, isso é regra; assim como a presença da loja nas mídias sociais também influencia. Mas, não destacaremos as ações de uma empresa na internet e sim os fatores que o cliente encontra na loja e que levam-no a efetivar a compra. Por exemplo:

• Botão “Comprar” destacado

Partindo do princípio de que a loja virtual tem como objetivo vender, destacar o botão “Comprar” é essencial para o lojista. Imagine que seu cliente deseja adquirir o produto, mas seu botão “Comprar” está tão mal colocado e escondido que ele desiste da negociação. É uma situação complicada e uma venda perdida. Pesquisas apontam que quanto maior e mais chamativo for o botão “Comprar”, as chances de conquistar o clique do consumidor aumentam. Observe como este botão se apresenta em sua loja virtual e analise seus retornos;

• Frete grátis em compras

O frete grátis se tornou mais que um diferencial de compra, se tornou uma ferramenta para atrair o cliente. Além de ser um incentivador, esse recurso apresenta ao consumidor a sensação de que o lojista quer, realmente, vender o produto. Analise as condições de seus clientes para disponibilizar o benefício de frete grátis em sua loja virtual, para não sair no prejuízo. Veja em quais situações investir em: Oferecer ou não Frete Grátis?;

• Funções auto-explicativas

Numa loja virtual, onde o contato pessoal não existe e o atendimento é realizado via e-mail, chat ou telefone, os aspectos auto-explicativos são essenciais. O consumidor precisa saber naturalmente como agir e onde se direcionar para realizar a compra de um produto ou a contratação de um serviço. Algumas lojas virtuais além de possibilitar um processo de negociação simples e auto-explicativo, também separam um link de “Como comprar” na página principal.

Estes pontos parecem simples e aparentemente imparciais, no entanto, fazem grande diferença no momento que o consumidor deseja realizar uma negociação. Quando o cliente entrar em sua loja, selecionar um produto, clicar em um belo e destacado botão “Comprar”, ver que o produto possui frete grátis e encerrar facilmente a negociação, sem nenhum impedimento; certamente se fidelizará à sua loja virtual e o mercado virtual ganhará mais um consumidor satisfeito!

Boas vendas!

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (4)

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  1. Lustre disse:

    Ótimas dicas para aumentar a conversão de vendas.

    Nosso caso estamos passando por diversas experiências para desbravar um mercado que não é muito explorado, mas acreditamos que as coisas vão melhorar.

  2. Gabriela disse:

    Sem dúvidas, ele acertou em cheio com essas dicas.
    Além disso, eu como uma consumidora e internauta sempre confio mais sites que tem aquele opção que amplia o produto, mostrando todas as partes dele. Isso me passa uma maior segurança de que eu realmente gostei do produto.

  3. Andre disse:

    Eu compro muito pela internet, e algo que pesa muito na minha escolha são os sites que possibilitam o cliente escolher o modo de entrega (transportadora ou sedex). E a maioria das grandes lojas não possibilitam essa escolha.Motivo pelo qual eu deixei de comprar no submarino.Até meus livros eles começaram a mandar via transportadora.O que sempre me causava problemas.

  4. Sandro disse:

    Às vezes pequenos detalhes influenciam em decisões de compra e fidelização de clientes.

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