Mantenha o foco no e-consumidor

| 01/08/2011 - 02:06 AM | Comentários (0)

Fazer com que as pessoas visitem seu site de e-commerce é bom, mas transformar os cliques destes visitantes em compras é sempre melhor. Mesmo que você tenha um bom produto, se você não transformar cliques em vendas seu negócio online terá grandes problemas. Neste caso, precisará melhorar o seu site. Um site de fácil navegação é o que os clientes mais desejam.

Primeiramente, os clientes querem que você seja especifico. Por exemplo, se você oferece frete grátis para suas vendas, os clientes esperam que suas compras cheguem de graça em qualquer localidade onde morem. A menos que o frete seja cortesia apenas em regiões específicas, deverá sempre cumprir com a sua promessa, pois caso contrário, seus clientes pensarão estar sendo lesados. Em seu site deve estar claramente indicado se o frete é grátis para todos os lugares ou para apenas algumas localidades específicas. Os clientes esperam que sempre consigam encontrar aquilo que procuram em um site de e-commerce. Se você não cumprir com suas expectativas, eles poderão lhe deixar definitivamente.

Além disso, mantenha em mente que o tempo do consumidor é precioso, e não deixe que eles o desperdicem procurando produtos que não estão disponíveis. Nada pode ser mais frustrante ou decepcionante para um cliente do que ser informado que o item não está disponível na hora em que ele já está no carrinho de compras. Os produtos que estão em falta no estoque devem ser sempre informados antes dos passos finais da venda, pois você não quer fazer com que o cliente perca o seu tempo, e muito menos a confiança em seu serviço.

Para fornecer aos seus clientes a melhor experiência de compras possível em seu site, você deve disponibilizar um serviço que avise quando um item indisponível chegou novamente aos seus estoques. Diversos software de e-commerce já vêm com este recurso, e você deve tirar vantagem disso. No entanto, se sua tecnologia não oferece este recurso, pegue ao menos as informações de contato de seu cliente. Desta forma, poderá garantir uma potencial venda no futuro.

Os clientes também não gostam de muitas distrações, principalmente quando fazem compras online. Você também pode oferecer cross-selling (venda cruzada) em seus sites de e-commerce, nas quais você dá recomendações e sugestões a seus clientes sobre outros produtos e serviços. No entanto, a sugestão de produtos deve ser relacionada com o que o consumidor deseja comprar. Sugerir itens mal relacionados com as intenções de compra dos clientes não é apenas uma técnica indevida, como também pode deixar o consumidor aborrecido.

A sugestão de produtos por venda cruzada deve também cessar quando os clientes estiverem verificando os produtos no carrinho de compras. Neste momento, o que eles mais querem é finalizar sua compra, então evite direcioná-los a links não relacionados com a operação. Estes links indesejados não são apenas inúteis, como podem também fazer com que o cliente se desvie de sua compra e acabe não concretizando o negócio. Se quiser que seu negócio online seja rentável, é algo que terá de evitar. Isto também se aplica a janelas que abrem em seus sites. Evite os pop-ups e anúncios desnecessários.

A atenção dos consumidores com a compra tende a ser menor quando eles a fazem pela internet. Em apenas uma fração de segundos podem decidir se o seu site tem ou não o produto que buscam.

Além disso, seus concorrentes ficam apenas a um clique de distância. Se o consumidor for obrigado a clicar diversas vezes para encontrar o que deseja em seu site, ficará mais propenso a abandoná-lo. Clientes também ficam bastante aborrecidos com links quebrados e páginas que demoram a carregar e, por este motivo, devem ser evitados a todo custo.

Seu site de e-commerce também deve procurar todos os meios de garantir segurança à privacidade de seus consumidores. Apenas peça informações necessárias para a conclusão da venda. Requisitar muitos detalhes pode levar seus clientes a desconfiarem de sua empresa. Seu site deve fornecer aos seus clientes um ambiente seguro para que enviem suas informações.

Você também pode disponibilizar software de chat online para que seu site promova seus produtos e ofereça suporte ao cliente. Este recurso pode aumentar significativamente as suas vendas.

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Categoria: Cases

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