4 ideias para segmentar sua lista de e-mail marketing
Para que se possa explorar todos os benefícios que estratégias de e-mail marketing têm a oferecer à sua empresa, é preciso saber usar a ferramenta corretamente. Uma das maneiras mais eficientes para isso é trabalhar com listas de e-mails bem segmentadas. Desta forma é possível desenvolver táticas precisas e certeiras para que cada grupo definido receba as informações adequadas e relevantes a eles. Do contrário, você corre o risco de lotar as caixas de entrada dos seus clientes com e-mails aleatórios, o que reduz o interesse deles pela empresa e aumenta o número de cancelamentos de assinaturas para a sua próxima campanha e impacta diretamente nas taxas de conversão.
Lembre-se que, a cada e-mail, você se comunica com uma pessoa em particular, e que os interesses de cada uma devem ser respeitados para que essa interação seja proveitosa para ambos os lados. Portanto, campanhas de e-mail marketing padronizadas devem ser evitadas ao máximo. Para te ajudar a segmentar seus cadastros e alavancar o retorno sobre o investimento em estratégias de e-mail marketing, reunimos algumas ideias valiosas. Confira, verifique qual a mais adequada para suas campanhas e confira os resultados em seus relatórios!
Segmentação por faixa etária: ideal para empresas que ofertam produtos e serviços para diversas categorias
Nesta lista você poderá classificar seus clientes de acordo com a faixa etária de cada um deles. Com isso, você também poderá traçar um perfil de consumo e interesse de acordo com cada fase dos seus consumidores.
2 – Gênero: para empresa que lidam com produtos distintos para homens e mulheres
Homens e mulheres têm gostos, necessidades e padrões de comportamento diferentes. Além disso, alguns produtos ideias para um perfil não atende o outro. Enviar mensagens específicas geram um impacto muito maior sobre eles. Isso porque homens não ficarão satisfeitos ao receber ofertas de vestidos, por exemplo, a não ser que seja uma ação específica para uma data comercial, como o dia dos namorados. Por isso, atente-se a este quesito em caso de empresas que oferecem produtos ou serviços específicos para cada um dos sexos.
3 – Localização geográfica: para demandas ou estratégias específicas em cada região
Diferentes regiões possuem culturas, gostos e comportamentos completamente diferentes. Por isso, não deixe de saber onde está cada um dos seus clientes. Enviar oferta de cachecol no verão rígido do norte do país pode ser uma grande mancada, por exemplo. Isso reflete a falta de atenção da empresa com as necessidades dos clientes daquela localidade, o que impacta negativamente a percepção e experiência do consumidor. Lembre-se que estratégias de e-mail marketing fazem parte do chamado marketing direto, que propiciam um contato mais direcionado com o cliente. Faça jus à estratégia!
4 – Baseie-se no histórico de compras para estruturação das campanhas
Clientes antigos merecem uma atenção especial, assim como clientes que acabaram de fazer a sua primeira compra também precisam de uma comunicação específica. Saiba usar essa característica para impulsionar as próximas vendas e fidelizar seus clientes.
Um consumidor que realizou a compra de uma mesa de jantar, por exemplo, talvez esteja interessado em ofertas de cadeiras ou itens que componham o ambiente, como jogos americanos, pratos, talheres, dentre outros. Aproveite a oportunidade de saber o que o seu cliente tem buscado em suas compras para ampliar as vendas da sua empresa!
Lembre-se que a segmentação de uma lista de e-mails é uma atividade contínua. Portanto, tenha em mente que, no momento em que você optar por segregar seus cadastros em grupos distintos, isso deverá ter uma manutenção constante. Para isso, avalie as respostas dos cadastros após cada campanha, veja quem abriu a mensagem, quem clicou no link, quem seguiu o call to action, bem como as atualizações de cada um.
Talvez as ideias sugeridas não sejam as ideiais para o seu negócio, mas certamente são esclarecedoras para que você reflita qual a melhor forma de elaborar campanhas mais segmentadas, aumentando as taxas de conversão para a sua estratégia.
E você, já utiliza a segmentação para ampliar os resultados de suas campanhas? Já conseguiu identificar as melhorias que ela trouxe? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários!
Categoria: Tutoriais