O diferencial no e-commerce agora está no marketing

| 01/08/2012 - 10:38 AM | Comentários (6)

Durante muito tempo, o diferencial do e-commerce esteve focado na plataforma de comércio eletrônico utilizada pelas lojas virtuais, o que não deixou de ser um dos alicerces para o sucesso de uma loja virtual, mas o que vemos atualmente é a disputa ser direcionada para outras áreas. A diferença tecnológica entre as plataformas de e-commerce era muito grande há alguns anos, mas hoje em dia, as plataformas de comércio eletrônico compartilham basicamente os mesmos recursos, sejam elas Open Source, SaaS ou Built. Os sistemas de e-commerce atuais não apresentam diferenças tão gritantes quanto a tempos atrás.

Com essa democratização da tecnologia o acesso de novos empreendedores ao universo do comércio eletrônico ficou bastante facilitado e como consequência, o foco do diferencial no e-commerce foi deslocado para outras área da operação como o marketing digital que assumiu um papel ainda mais relevante.

O marketing digital é o atual diferencial no e-commerce

Uma vez resolvida e democratizada a questão das plataformas de e-commerce, o diferencial no e-commerce atualmente está justamente na divulgação da loja. Inquestionavelmente, os diferenciais estratégicos como preço e logística continuam pesando em um projeto de e-commerce, mas os aspectos relativos ao marketing digital são cada vez mais importantes dentro de uma operação de e-commerce.

Em nossa consultoria de e-commerce temos alertado nossos clientes para o fato de que no estágio atual do comércio eletrônico no Brasil e no mundo é fundamental ter uma boa estratégia de marketing para que se tenha sucesso com uma loja virtual. O trabalho de divulgação que antigamente se restringia a colocação de banners em sites de grande tráfego, atualmente requer muito planejamento e acima de tudo um controle muito grande das ações de merketing empreendidas para divulgação da loja.

Ferramentas como links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, remarketing e Facebook Ads, são apenas alguns dos recursos disponíveis atualmente para divulgação de uma loja virtual e é justamente nessa área que o diferencial no e-commerce está concentrado atualmente. A diversidade de canais para a divulgação da loja, ao mesmo tempo que, favorece esse tipo de ação, complica bastante o trabalho em função dos controles necessários para desempenhar essa função de maneira eficiente. O planejamento estratégico digital torna-se cada vez mais necessário.

Os relacionamentos são o atual diferencial competitivo no e-commerce

No cenário atual, mais interessante que ver o redirecionamento do diferencial no e-commerce para o marketing digital é reparar que o próprio marketing mudou. No início do e-commerce tratava-se apenas de fazer a propaganda do endereço do site e dos produtos através de banners e links patrocinados. Hoje em dia esse marketing digital está muito mais voltado para a área do relacionamento do que da exposição pura e simples. É uma mudança em termos de filosofia e também da forma de se trabalhar as ações de marketing.

Atualmente, uma campanha de marketing para e-commerce passa necessariamente pela criação de blogs das lojas virtuais e interação nas redes sociais. É um marketing muito mais voltado para a assistência do consumidor do que pela pura e simples exposição de produtos e ofertas. É um marketing mais humano e personalizado que trás o consumidor para perto da marca.

O e-commerce está em constante evolução e por isso é importante ficar atento às mudanças em termos de posicionamento estratégico. O verdadeiro diferencial no e-commerce moderno está no marketing digital e não no software empregado.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (6)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Roberto Gentile disse:

    Sempre entendi também que o diferencial de um e-commerce está no marketing, pois por mais que a plataforma seja interessante, isso não é nada se não houver adequada aderência ao mercado.

    http://robertogentile.wordpress.com/

    • Núbia Mota disse:

      Roberto, você tem que pensar que a plataforma é o esqueleto do seu projeto e digamos que os braços e pernas, é o Marketing e o sistema de ERP para cuidar de todo o seu back-office. Se o esqueleto não for flexível e bem estruturado, todo o restante se torna ineficiente.

    • Tiago Flores Dias disse:

      Em um mercado em que se pratica custos de plataforma de R$ 0,00 (Open Source) até 150 mil (Plataformas Líderes como vtex) acho dificil de se falar que a plataforma ainda não é um grande diferencial, da mesma forma é evidente que o Marketing Digital é um grande diferencial para E-commerce, é o coração da estratégia do negócio que depende dele para impulsionar o crescimento sustentável em vendas e presença no mercado.

  2. Daniel disse:

    Concordo também com o diferencial do marketing, contudo também acredito que uma boa tecnologia pode diferenciar muito um concorrente do outro. Uma plataforma que ofereça mais recursos de sugestão de produtos durante a navegação, gestão de redes sociais, SEO e outros pode ajudar o empreendedor a obter ainda mais resultados. Portanto, o difencial está na mistura do marketing e tecnologia como foco nos resultados de vendas.

  3. Wellington disse:

    Ok, isso esta claro, na pratica, quais são as principais ações de markieting para o comércio eletronico?

    Utilizo somente Links Patrocinados do Google, quais opções são sugeridas para iniciantes?

  4. Filipe disse:

    Acho que o e-commerce vai muito além de loja virtual e marketing on-line. Existe fatores como bons fornecedores, logística e bom atendimento que são muito importantes também. A troca de informações sobre e-commerce é sempre bem-vinda!
    http://www.forumecommerce.org

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.