O e-commerce e suas transformações

| 02/09/2014 - 07:50 AM | Comentários (0)

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O digital, que já era grande destaque nas discussões envolvendo o varejo, deixou de ser coadjuvante e assumiu de vez o papel principal na busca incessante pela experiência de compra do cliente, da fidelização e da melhora contínua do desempenho do varejo. E não estamos falando somente do e-commerce ou vendas através de telefones móveis ou tablets.

Antes de prosseguir, vale recordar que o varejo digital passou de um canal desacreditado e canibal, por uma nova fonte de receita e, agora, é essencial para conhecer e oferecer aos clientes o conteúdo mais adequado e relevante. Tudo isso em pouco mais de 10 anos, ou seja, a uma velocidade assustadora.

O digital transformou a maneira de se fazer negócios, não apenas por se relacionar através de um canal digital, mas por trazer ao varejo informações e hábitos dos clientes. Com isso, o varejo tem a responsabilidade de conhecer seu cliente individualmente e oferecer a cada um deles tudo de maneira personalizada.

Caberá ao varejista conhecer, entender e oferecer isso em todos os canais em que o cliente se relaciona. Hoje, a tecnologia está a serviço do varejo.E-commerce, mobile, painéis digitais, provadores virtuais, redes sociais e etc. Mas, afinal de contas, é esse o papel do digital no varejo?

O varejo precisa ter uma maneira única para comunicar, relacionar-se e vender onde, quando e como o cliente quiser, de forma integrada e com a visão do cliente como centro das ações. Esta frase resume, em poucas palavras, como as coisas deverão caminhar. Porém a pouca quantidade de palavras não condiz com o gigante desafio que vem pela frente.

Estamos falando de uma mudança que atinge áreas sensíveis, complexas e burocráticas, que envolvem governança corporativa, tecnologia, treinamento e desenvolvimento.

O papel do digital passa a ser a capacidade de captar, processar entender e entregar ao cliente conteúdo personalizado, promovendo a melhor experiência possível independente do canal ou aparelho. O jogo será

ganho nesse campo. E ter uma operação de comércio eletrônico competente e bem estruturada, é o primeiro passo. O desafio está lançado.

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Categoria: Cases

Sobre Ricardo Michelazzo: Ricardo Michelazzo é CEO da GS&ECOMM, empresa especializada em consultoria de e-commerce. Ver mais artigos deste autor.

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