O consumidor já é Omni. E o Varejo?

| 28/08/2014 - 07:50 AM | Comentários (0)

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Vejo a história do e-commerce no Brasil dividida em 3 grandes momentos:

Começou com muitas dúvidas e incertezas, mas muita vontade de inovar. Passou por um momento de ter escala e faturamento e hoje, assim como todo o Varejo, está atrás de performance e rentabilidade.

Mas nesse momento temos uma mudança muito grande no comportamento do consumidor que torna essa busca ainda mais difícil. Hoje, o consumidor decide onde, como e quando comprar, e quanto vai gastar! Ele está no comando. Ele é Omni Channel!

Não só por eles, mas através dos smartphones o consumidor possui muito mais informações e tem acesso rápido e fácil a produtos e serviços. Ele tem ALTERNATIVAS! Mais do que isso, ele tem um instrumento de apoio à decisão.

Para alcançar seu objetivo, o varejo precisa se conscientizar de que nos próximos anos será guiado por conveniência, convergência, inteligência e principalmente experiência. Não só o consumidor pode ser Omni.

O Varejo também tem que ser!

Continuar encarando que existem canais distintos e que não se relacionam em uma organização atrasará ainda mais o alcance dos resultados.

Não pode existir um ambiente físico, um móvel e um virtual. É preciso integrar seus canais e integrar a forma de se relacionar com esse consumidor.

Mas ser Omniretail, não é somente impactar o cliente utilizando diferentes canais, mas sim uma mudança cultural e organizacional que a empresa deve passar para adaptar-se ao novo cenário do Varejo.

Os impactos vão desde modelo de governança, redesenho de estruturas organizacionais, passam por velocidade nas implantações, levando em conta as restrições de infraestrutura até a definição de KPI’s para o modelo de negócio.

A partir do momento que o varejo se dispõe atender esse consumidor e realizar essas mudanças será capaz de perceber a significativa redução de custos e principalmente a fidelização de um consumidor disposto a ser conquistado. Disposto a ser único, independente do canal utilizado. Disposto a consumir!

O varejo precisa pensar Omniretail para comunicar, relacionar-se e vender onde, quando e como o Consumidor quiser e de forma integrada!

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Categoria: Cases

Sobre Luiz Felipe Ennes: Luiz Felipe Ennes ([email protected]) sócio e responsável pela área comercial da GS&ECOMM. Ver mais artigos deste autor.

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