Quais os pilares para elevar a conversão?
Estou cada vez mais convencido que 90% do faturamento de um e-commerce vem de 4 pilares, que quando bem trabalhados, geram essa receita: Site, Buscadores, e E-mail Marketing Comparadores. Claro, que estou falando de algo genérico, pois existem alguns segmentos, onde os Comparadores não funcionam ou outros em que o e-mail marketing não é tão forte, mas enfim, em um âmbito geral é o que eu tenho aplicado nos e-commerces que estou trabalhando atualmente.
Se 90% vem desses pilares, de onde vem os outros 10%? Bom, pela experiência que estou tendo em alguns e-commerces, vem de Redes Sociais, Mídia (on e offline) e parcerias, porém, nada impede de ter esses pilares bem trabalhados que possam elevar esses 10% de retorno tomando terreno dos pilares acima citados. Tudo é questão de entender a performance do site, ver onde está indo melhor e investir nisso, porém, na minha humilde opinião, faça os 4 pilares irem bem, o popular “arrume a casa” e depois faça com que outras fontes de acesso sejam mais rentáveis. Isso só vai elevar as suas vendas.
Vamos começar com o site. Eu sempre cito em aulas e palestras que o site é o “porto seguro” do usuário, ou seja, seja um site institucional, promocional ou de vendas, as pessoas são impactadas por diversas mídias como um banner na home de portal, um post no Facebook, um artigo em um blog ou mesmo uma campanha de mídia se o tema interessa, o primeiro local a acessar é o site, por isso, essa “casa” tem que estar muito bem arrumada. Você convidaria seus amigos para ir a sua casa se a mesma estivesse uma grande bagunça? Pois bem, não faça isso em seu site, e se for um e-commerce então, quanto mais bagunçado, mais assusta o e-consumidor que não volta nunca mais!
Se preocupe com as imagens do site. Tenha canais de contato como telefone, endereço, email de contato e chat. Mantenha os canais de Redes Sociais e o Blog sempre a vista do cliente e atualizado. Seja rápido nas respostas a todos. Se puder deixar o e-mail de alguma pessoa, como um diretor, por exemplo, ajuda no sentimento de segurança do usuário ao fazer uma compra.
Saiba trabalhar bem os buscadores. Não fique exclusivamente na dupla Links Patrocinados e SEO. Use a rede de display do Google, use o remarketing, use Google Shopping. Há algumas campanhas do Google em que o usuário pode colocar o seu e-mail para se cadastrar no próprio Google, além disso, segundo conversas que já tive com o time do Google no Brasil, deverá vir muitas novidades por ai.
O e-mail marketing é uma ferramenta, que se bem usada, pode ser importante para elevar as vendas da sua marca, afinal, quem está recebendo a peça desejou isso quando entrou no seu site pela primeira vez. Trabalhe promoção. Não tem como fugir muito, vivemos a ditadura da promoção no e-commerce, que aliás, o site precisa ter várias. Trabalhe segmentação. Envie campanhas, peças e apelos diferentes de acordo com comportamento de usuário. Pesquise, segmente. Contrate uma ferramenta que seja boa em métricas e também em análise. Tenha o Return Path para melhorar a entregabilidade nas caixas. Tente enviar dicas de uso do produto, textos curtos de interesse do usuário. Realize pesquisas, faça testes A/B, use botão call-to-action. Se preocupe sempre com a performance da peça.
Comparativos de preço não tem segredo. 95% da audiência de e-consumidores passam por ali. Por que ficar fora?
Categoria: Cases
Muito bom artigo! Eu acrescentaria aí o uso de tecnologias que vem chegando no Brasil para revolucionar o e-commerce, tais como precificação inteligente e outras formas de automação de gestão. Desenvolvemos um infográfico que aponta a realidade do e-commerce brasileiro e as novas tecnologias que vem surgindo para auxiliar na evolução do setor: http://www.uaizo.com/infographics/mapa-do-e-commerce-brasileiro/
Vale lembrar que se todas estas ações não estiverem casadas com um bom gateway de pagamento incluindo análise risco e outras características, o faturamento vai ser altamente impactado.
Felipe, ótimo post! Gostaria de incluir uma ótima ferramenta para conversão que é pouca difundida no Brasil. O teste de usabilidade remoto que ajuda a descobrir porque o usuário não está convertendo. Já é difícil trazer o cliente até sua loja mas o pior é não saber porque ele deixou a mesma sem converter.
Felipe ótimo post. Um ponto importante para levar em consideração é levar a sua marca para o Offline também. A forma mais barata e efetiva de marketing é o boca a boca. Alguém tem dúvida disso?