Entrevista ping pong com Sabini Junior – VIRID

Walter Sabini Junior é CEO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada no envio e gestão de e-mail marketing, e proprietária de duas das principais plataformas deste segmento, a Virtual Target e Zartana. Sabini Junior também atua como articulista em canais como Portal UOL, HSM, Mundo do Marketing, Revista W e Revista Marketing.

Que tipos de produtos e serviços a empresa comercializa atualmente?

Sabini Junior: A VIRID é uma empresa especializada em envio e gestão de email marketing, detentora das plataformas de email marketing Virtual Target e Zartana, responsáveis atualmente pelo envio de mais de 1 bilhão de emails por mês por cerca de 3.500 mil clientes ativos.

Pretendem expandir suas atividades além do e-mail marketing?

Sabini Junior: Nosso foco está especificamente voltado ao email marketing e ao que gira em torno dele, principalmente pelo potencial que esse canal está ganhando e ainda vai ganhar entre as empresas. Somos uma empresa que preza pelas boas práticas em email marketing e orientamos o mercado em algo que vai muito além do disparo, enfatizando a importância da segmentação, personalização e relacionamento digital para boa reputação de uma marca.

Com tantos canais existentes para anúncios, porque o E-mail Marketing?

Sabini Junior: Na verdade o email marketing deve ser visto como canal de comunicação direta e não como canal de publicidade, ele gera a possibilidade de entender os desejos dos clientes, se torna quase uma conversa, pois o email marketing é o único canal que permite não apenas saber quantos cliques se obteve em determinada campanha, mas quem clicou, ou seja, traz uma análise de ROI totalmente detalhada, permitindo que a marca, a loja virtual, consiga enxergar quem de fato se interessou pela campanha, pelos produtos nela contidos e assim, planejar novas campanhas específicas para esse destinatário, alinhando a ação exatamente de acordo com seu perfil de interesse. O email marketing, quando aplicado de forma segmentada, vira uma relação de conquista, uma vez que a marca trabalha com conteúdo relevante ao target que realmente quer receber informações sobre seu produto ou serviço.

Recentemente atualizaram a plataforma permitindo que as campanhas sejam integradas ao Facebook. Está integração já existe com outras redes sociais, como Orkut e Twitter?

Sabini Junior: O twitter faz parte também das campanhas para as marcas e lojas virtuais que desejam integrar automaticamente suas campanhas ao canal. Estamos alinhando a comunicação pela plataforma de acordo com as tendências digitais e, nesse caso, o twitter e facebook fazem parte fundamental desse processo.

De todos os erros cometidos no e-mail Marketing, se tivessem que escolher um, qual deles, em sua opinião, é venda perdida na certa?

Sabini Junior: Na verdade, o Brasil está amadurecendo em relação ao uso do email marketing, mas ainda é preciso aprender muito. O email marketing tem um potencial incrível para o uso de algo essencial em tempos onde a oferta é maior que a demanda. Algumas marcas ainda o enxergam como ferramenta de disparos e ela oferece recursos muito maiores que podem trazer um ROI surpreendente. As pessoas não querem mais receber um monte de emails que não são de seu interesse. Elas simplesmente deletam ou reportam como SPAM a mensagem, quando isso acontece, não tem nenhum significado e, pior, muitas vezes o destinatário se “irrita” com emails enviados de maneira demasiada, sem que haja um conteúdo realmente que valha a pena ler. A empresa acaba investindo, mas isso vira um custo, uma vez que não traz retorno. O investimento vale para quem sabe usar o que comprou. A plataforma já tem tecnologia para análise minuciosa de cada comportamento digital, mas um erro comum que as empresas ainda cometem é enxergá-la como um meio de disparo.

Loja Integrada – Inside
Inside Banner Mandaê

Qual é o erro grave mais óbvio, mas que muitas empresas insistem em cometer?

Sabini Junior: Respondido acima – enxergar o email marketing como quantidade e não qualidade. Menos é mais. Se uma loja virtual, por exemplo, dispara para 1 milhão de pessoas um email marketing e 0,5% dessa base abre a campanha, ela pensa que se enviar 2 milhões, vai converter 1% e isso não funciona como deveria. Se ela enviar para os mesmos 1 milhão, mas que foram trabalhados e analisados para receber mensagens adequadas ao seu perfil de interesse, esse ROI aumenta e muito.

Cite uma dica para campanhas de e-mail Marketing no mercado B2B, e uma para o B2C.

Sabini Junior: Acredito que a forma de se pensar quando se planeja uma campanha de email marketing deve ter um ponto central, um objetivo fundamental que reitero aqui: Relacionamento Digital. Seja no mercado B2B ou B2C. Esses dois mercados precisam de estratégias fundamentas ao objetivo da ação e operação detalhada de análise do comportamento de sua base de dados para conquistar audiência a partir da segmentação das ações.

Você acredita que o código estabelecido pelo CAPEM (Código de autorregulamentação do e-mail marketing) está colaborando de forma significativa para a redução de spams no Brasil?

Sabini Junior: Ainda não. Mas acredito que após lançarmos o site que será responsável pela coleta de denúncias ele começa a colaborar de forma mais eficaz. As regras estabelecidas servem como um guia para as empresas que queiram buscar melhores resultados com o uso do email marketing. Acreditamos que a própria reação do mercado em buscar melhores resultados ajudaram ao aculturamento às boas práticas.  Como existem empresas que já estão aplicando os recursos em prol do relacionamento com o cliente, o consumidor estará cada vez mais seletivo e a tendência é realmente comprar de quem lhe agrada e não de quem apenas dispara. Com isso, acredito em um movimento natural, onde as marcas irão perceber que precisam se adequar a isso, mas sempre existirá uma prática contrária a isso. Faço uma analogia ao DVD pirata. Só existe porque alguém compra e não há lei que derrube isso. Se existe spam, alguém clica. É preciso um aculturamento também do consumidor em relação a clicar, a “conversar”, com quem conhece.

Que medidas são implementadas pela Virid para instruir seus clientes a evitarem esta prática ilícita?

Sabini Junior: Sou membro do Conselho do Capem e quando produzimos o documento, divulgamos a cartilha a todos os nossos clientes. Temos uma equipe de atendimento e comercial totalmente capacitada a lidar com o cliente de forma a orientá-lo em relação à importância das boas práticas nos envios de campanhas de email marketing.

Como proteger as empresas de ataques de Phishing – que são aqueles e-mails que se passam por uma instituição conhecida para roubar senhas de pessoas/empresas?

Sabini Junior: Na verdade, os usuários de email precisam se conscientizar de que não podemos clicar em qualquer link que recebemos em emails. As empresas precisam ter isso em suas cartilhas de políticas e procedimentos para a própria segurança de seus dados. Orientar e instruir seus profissionais a não clicarem em algo que não conhecem, a se certificarem em relação ao endereço do link antes de qualquer clique.

Tem algum ponto importante que não tenhamos perguntado e que gostaria de expor?

Sabini Junior: Nada a acrescentar.

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1 COMENTÁRIO

  1. Ótima entrevista. Verdadeiramente esses spams, juntamente com tentativas de phishing são uma tremenda dor de cabeça. Todos temos que nos conscientizar cada vez mais.

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