Melhorando serviços em lojas virtuais
O comércio de produtos e serviços pela internet é realidade em todo o mundo. As pessoas se sentem mais seguras para comprar e as lojas perceberam que esse segmento não deve ser ignorado. Com tantas ofertas de produtos e com sites de venda surgindo a cada dia, o consumidor está atento ao realizar compras pela internet e essa atenção não está apenas ao risco de ter dados bancários interceptados, mas também em saber se uma loja on-line respeita seus clientes e se vale a pena adquirir um determinado produto. Abaixo algumas dicas para prestar um melhor serviço aos seus clientes.
– Ter formas de contato, especialmente telefone e endereço físico. Oferecer, telefone e e-mail para que os clientes ligue para a loja para tirar dúvidas sobre um determinado produto ou mande um e-mail. Se você oferecer um bom atendimento, será um bom sinal para o cliente;
– Observar se a sua loja tem reclamações. Os sites Buscapé e Reclame Aqui são excelentes para isso. O primeiro exibe a opinião de quem já comprou em determinado site e o segundo mostra reclamações feitas por clientes;
– Oferecem mais recursos. As lojas que permitem que os clientes registrem sua opinião sobre os produtos, que mostram mais de uma foto do item à venda, que oferecem ferramentas para acompanhamento da situação do pedido, que possuem um sistema de chat on-line para que o internauta possa tirar dúvidas, oferecem descrição detalhadas dos produtos, possuem prazo de entrega satisfatórios, entre outros. Lojas assim são vistas como confiáveis;
– Oferecer as políticas de devolução ou troca de produtos. Caso não tenha, o seu cliente pode ficar desconfiado;
– Também é importante que sua loja oferece proteção através de recursos como o SSL (Secure Socket Layer). É possível o cliente checar isso se um desenho de cadeado aparecer no canto inferior direito do navegador ou se “https” aparece no link do site no momento em que realiza uma transação;
– Confira as formas de pagamento. Oferecer compra com todas as formas de pagamento e não só através de cartão de crédito. Também pode oferecer pagamento na entrega. Apesar dessa forma de trabalho ser um pouco mais cara, pode ser interessante no caso de lojas novas ou de sites em que você não tenha comprado ainda.
Das dicas acima, a melhor é mesmo verificar a opinião de usuários que já fizeram compra em sua loja virtual. O serviço de pesquisa de preços Buscapé permite que os internautas vejam e registrem suas opiniões sobre as lojas. Para isso, basta fazer uma pesquisa por um determinado item e, nas páginas de resultado, acessar os links que tratam da opinião da loja. No caso do site Reclame Aqui, que serve para tratar de queixas sobre empresas físicas e sobre serviços on-line, basta digitar o nome da loja no campo de busca. Se as reclamações mostradas estiverem com muitas queixas não solucionadas ou se houver uma quantidade grande destas, é sinal de que a loja pode não ser recomendável.
Os maiores problemas relacionados a lojas on-line são o atraso ou a não entrega de produtos, venda de itens já fora do estoque, mal-atendimento pós-venda e cobrança errada de valores. Por isso, quando fizer sua loja virtual, dê especial atenção a esses aspectos.
Fonte: Ekom
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