Quanto custa abrir uma loja virtual?
O investimento para abrir uma loja virtual é bem menor do que a maioria das pessoas pensa. Claro que qualquer projeto esbarra na questão do custo, mas no caso do e-commerce, os fatores determinantes são diferentes dos encontrados no comércio tradicional, ou pelo menos, ocorrem em menor escala.
Existem três pontos que precisam ser analisados: a implantação do e-commerce, a entrega dos produtos e a forma de pagamento. Nesse artigo, vamos focar apenas a primeira parte, deixando os outros assuntos para uma próxima vez.
Para que uma loja virtual funcione de maneira adequada é necessário que a plataforma possibilite a realização de pedidos diretamente pelos clientes e o gerenciamento de todos os processos do negócio, como divulgação, promoção, venda e entrega.
O ideal é que você contrate um desenvolvedor para montar uma loja sob medida, mas se isso não for possível, basta procurar alguém que já tenha uma solução pronta. Nesse caso, faz-se apenas a customização, de acordo com a necessidade específica do cliente.
O custo vai variar conforme o grau de flexibilidade da solução e a diversidade de funções oferecida pela loja virtual. Para possuir um projeto básico, o investimento não deve ultrapassar os R$ 6 mil reais, além de uma pequena taxa de manutenção e hospedagem.
Uma solução intermediária, que envolve maior customização e outros recursos como sistemas para mala-direta e promoções, por exemplo, ficará em torno de R$ 12 mil reais, enquanto que os custos de manutenção e hospedagem podem chegar aos R$ 800,00 ao mês.
Como você já percebeu, o tamanho do projeto tem impacto direto ao valor. Organizações de médio ou grande porte, que precisam delegar totalmente a realização, o gerenciamento do comércio eletrônico e a operação logística, deverão gastar em torno de R$ 40 mil reais, além das outras taxas já citadas.
Uma vantagem do comércio eletrônico é o fato de poder começar o negócio com uma solução de menor custo e, aos poucos, adquirir sistemas mais sofisticados. Dessa forma, seu investimento ficará adequado ao volume de transações, diminuindo o risco financeiro do empreendimento.
Existem opções para todas as faixas de negócio. Por isso, é importante que o empreendedor saiba exatamente o que necessita. Procure uma empresa que atenda realmente a sua necessidade, mesmo que fique um pouco mais salgado. Lembre-se: às vezes, o barato pode sair caro!
Gustavo Sígolo é diretor comercial do Studio DPI. (www.studiodpi.com.br )
Categoria: Tutoriais