Quanto custa abrir uma loja virtual?

| 13/11/2009 - 13:26 PM | Comentários (0)

mulher-calculando

O investimento para abrir uma loja virtual é bem menor do que a maioria das pessoas pensa. Claro que qualquer projeto esbarra na questão do custo, mas no caso do e-commerce, os fatores determinantes são diferentes dos encontrados no comércio tradicional, ou pelo menos, ocorrem em menor escala.

Existem três pontos que precisam ser analisados: a implantação do e-commerce, a entrega dos produtos e a forma de pagamento. Nesse artigo, vamos focar apenas a primeira parte, deixando os outros assuntos para uma próxima vez.

Para que uma loja virtual funcione de maneira adequada é necessário que a plataforma possibilite a realização de pedidos diretamente pelos clientes e o gerenciamento de todos os processos do negócio, como divulgação, promoção, venda e entrega.

O ideal é que você contrate um desenvolvedor para montar uma loja sob medida, mas se isso não for possível, basta procurar alguém que já tenha uma solução pronta. Nesse caso, faz-se apenas a customização, de acordo com a necessidade específica do cliente.

O custo vai variar conforme o grau de flexibilidade da solução e a diversidade de funções oferecida pela loja virtual. Para possuir um projeto básico, o investimento não deve ultrapassar os R$ 6 mil reais, além de uma pequena taxa de manutenção e hospedagem.

Uma solução intermediária, que envolve maior customização e outros recursos como sistemas para mala-direta e promoções, por exemplo, ficará em torno de R$ 12 mil reais, enquanto que os custos de manutenção e hospedagem podem chegar aos R$ 800,00 ao mês.

Como você já percebeu, o tamanho do projeto tem impacto direto ao valor. Organizações de médio ou grande porte, que precisam delegar totalmente a realização, o gerenciamento do comércio eletrônico e a operação logística, deverão gastar em torno de R$ 40 mil reais, além das outras taxas já citadas.

Uma vantagem do comércio eletrônico é o fato de poder começar o negócio com uma solução de menor custo e, aos poucos, adquirir sistemas mais sofisticados. Dessa forma, seu investimento ficará adequado ao volume de transações, diminuindo o risco financeiro do empreendimento.

Existem opções para todas as faixas de negócio. Por isso, é importante que o empreendedor saiba exatamente o que necessita. Procure uma empresa que atenda realmente a sua necessidade, mesmo que fique um pouco mais salgado. Lembre-se: às vezes, o barato pode sair caro!

Gustavo Sígolo é diretor comercial do Studio DPI. (www.studiodpi.com.br )

Tags: , , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.