Comércio Social: conheça mais detalhes sobre essa inovação no mercado de e-commerce

| 18/11/2009 - 02:12 AM | Comentários (0)

O fenômeno das redes sociais revolucionou a forma de se relacionar através da web e está revolucionando também a forma de se realizar comércio virtual.

O conceito de comércio social se deu quando as interações sociais nas redes começaram a se integrar com ações de venda pela internet. A partir daí, o processo de compra começou a sofrer influências diretas das opiniões de outros usuários, das práticas das empresas nas redes sociais, do conteúdo agregado à publicidade da empresa e de outros fatores inerentes às redes sociais.

Conrado Adolfo escreveu um artigo muito interessante noWebinsider, onde ele destaca a importância de explorar as redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook, blogs, entre outras para desenvolver e promover lojas virtuais e ações de venda na internet.

Conheça algumas dicas do Conrado para desenvolver melhores práticas de comércio social:

1) É preciso criar demanda.

Não há comunidade sem gente. É preciso gerar tráfego no seu site de comércio eletrônico. Um dos grandes players no quesito de geração de tráfego atualmente é o Google. Estar nas primeiras páginas do Google nas palavras-chave relevantes ao seu negócio é uma das melhores maneiras de se gerar tráfego qualificado.

2) É preciso criar “colas sociais”.

O que fazer com todos aqueles visitantes no seu site? Dê motivos para que eles interajam com a marca e entre si. Conteúdo, concursos culturais, promoções, jogos online,crowdsourcing e outras ações fazem parte das estratégias para fazer com que as pessoas interajam e fixem sua marca.

3) Interaja com os visitantes.

Agora que você gerou “colas sociais” e aumentou o tempo médio de retenção de usuários no seu site para mais de cinco minutos, chegou a hora de interagir com eles. Seja no Twitter, seja no Orkut, seja por meio de uma newsletter de qualidade. Há também outras formas de interação, porém, a ideia principal é interagir com todos de uma forma personalizada e monitorar o que estão falando de sua marca.

4) Estimule o boca-a-boca.

A partir desse momento, você tem o que se chama comumente de “comunidade de marca”. É lógico que as vendas já estão acontecendo naturalmente pelo simples fato de você ter um comércio eletrônico e uma boa imagem perante seu público-alvo.

Agora é preciso estimular que as pessoas falem dos produtos e não só do valor que você gera para eles.

Perceba que uma das bases da estratégia de comércio socialcomeça com a rede social em torno da sua marca, trabalhando o conceito de rede social no seu negócio, e não fazendo propaganda interruptiva em outras redes sociais. O principal é transformar o consumidor em veículo.

Tags: , , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
Viewit
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.