Comércio Social: conheça mais detalhes sobre essa inovação no mercado de e-commerce
O fenômeno das redes sociais revolucionou a forma de se relacionar através da web e está revolucionando também a forma de se realizar comércio virtual.
O conceito de comércio social se deu quando as interações sociais nas redes começaram a se integrar com ações de venda pela internet. A partir daí, o processo de compra começou a sofrer influências diretas das opiniões de outros usuários, das práticas das empresas nas redes sociais, do conteúdo agregado à publicidade da empresa e de outros fatores inerentes às redes sociais.
Conrado Adolfo escreveu um artigo muito interessante noWebinsider, onde ele destaca a importância de explorar as redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook, blogs, entre outras para desenvolver e promover lojas virtuais e ações de venda na internet.
Conheça algumas dicas do Conrado para desenvolver melhores práticas de comércio social:
1) É preciso criar demanda.
Não há comunidade sem gente. É preciso gerar tráfego no seu site de comércio eletrônico. Um dos grandes players no quesito de geração de tráfego atualmente é o Google. Estar nas primeiras páginas do Google nas palavras-chave relevantes ao seu negócio é uma das melhores maneiras de se gerar tráfego qualificado.
2) É preciso criar “colas sociais”.
O que fazer com todos aqueles visitantes no seu site? Dê motivos para que eles interajam com a marca e entre si. Conteúdo, concursos culturais, promoções, jogos online,crowdsourcing e outras ações fazem parte das estratégias para fazer com que as pessoas interajam e fixem sua marca.
3) Interaja com os visitantes.
Agora que você gerou “colas sociais” e aumentou o tempo médio de retenção de usuários no seu site para mais de cinco minutos, chegou a hora de interagir com eles. Seja no Twitter, seja no Orkut, seja por meio de uma newsletter de qualidade. Há também outras formas de interação, porém, a ideia principal é interagir com todos de uma forma personalizada e monitorar o que estão falando de sua marca.
4) Estimule o boca-a-boca.
A partir desse momento, você tem o que se chama comumente de “comunidade de marca”. É lógico que as vendas já estão acontecendo naturalmente pelo simples fato de você ter um comércio eletrônico e uma boa imagem perante seu público-alvo.
Agora é preciso estimular que as pessoas falem dos produtos e não só do valor que você gera para eles.
Perceba que uma das bases da estratégia de comércio socialcomeça com a rede social em torno da sua marca, trabalhando o conceito de rede social no seu negócio, e não fazendo propaganda interruptiva em outras redes sociais. O principal é transformar o consumidor em veículo.
Categoria: Tutoriais