Utilize as mídias sociais para seu network
Quando falamos sobre o uso das mídias sociais para questões ligadas a Relações com Investidores (RI), a tendência é pensar apenas no uso corporativo, ou como as empresas estabelecem canais de conversação com investidores, analistas e outros agentes do mercado financeiro. Raras vezes lembramos de uma outra faceta, igualmente importante (e bastante concreta), que é o estabelecimento de conexões entre os profissionais de RI – em outras palavras, network + troca de experiências.
As redes sociais deram um impulso muito grande ao network. Hoje é possível interagir com outras pessoas do seu segmento de atuação em várias partes do mundo, em tempo real, só usando a internet. Isso tem sido especialmente benéfico para profissionais como eu, que lidam com comunicação corporativa e relações com investidores.
Para escrever este post, por exemplo, tive mais uma prova de que essa ligação funciona mesmo. Minha ideia era somar minha opinião às de um time de elite de RI espalhado pelo mundo. Então usei o Twitter para uma rápida pesquisa com profissionais da área com quem converso regularmente. A resposta foi imediata, rica, interessada. Veio do Canadá, dos Estados Unidos, da África do Sul, da Suécia, e também do Brasil.
“Minha maior necessidade como profissional de RI não é apenas encontrar informação, mas principalmente comentários feitos por meus colegas de profissão, que mostrem suas ideias e opiniões. Esse ângulo pessoal é valioso para mim”, me disse o nigeriano Obi Onyeaso, que comanda em Lagos (Nigéria) uma consultoria em Relações com Investidores e comunicação financeira para empresas africanas de capital aberto. Para ele, as redes sociais são um canal fundamental para trocar impressões em alto nível com seus pares, e nisso LinkedIn e Twitter são imbatíveis.
Embora existam inúmeras redes a serviço dos profissionais de RI (Scribd, SlideShare, SlideBoom, Vimeo, YouTube, DocStoc etc), somente o LinkedIn e o Twitter realmente estimulam conversas abertas, o que os coloca em imensa vantagem sobre os demais. “Não consigo imaginar minha vida sem a interação proporcionada por todos esses canais”, diz o norteamericano Fred McClimans, fundador de uma empresa que faz análises de mercado na internet.
Então, mesmo os melhores blogs, videos ou apresentações são sempre discutidos nesses dois “locais”, mesmo que originalmente tenham sido postados em outros. Na verdade, as conversas que se seguem por causa de links no Twitter ou no LinkedIn são até mais interessantes e proveitosas do que o conteúdo que deu origem a elas. E, curioso: por razões ainda desconhecidas, o Facebook não decolou como rede de integração para profissionais de RI.
Estratégias para RIs na web
Use um filtro contra a “poluição” – Às vezes a gente se perde no meio de tantas mensagens na rede e muito modismo nas mídias sociais. “É preciso que cada um descubra onde encontrar informação de valor de acordo com o seu estágio de aprendizado e os seus interesses pessoais e profissionais”, sugere a canadense Rhonda Bennetto, diretora de Relações com Investidores da mineradora TVI Pacific. Em poucas palavras: escolha os canais que funcionam para você.
Experimente – Mídia social não é “tudo ou nada”. É como uma atraente loja de doces – você entra (não dói nada olhar), pega uma sacolinha e perambula por ali escolhendo os doces que combinam com o seu paladar, seu estilo e seus objetivos (Twitter, Facebook, Seeking Alpha, blogs etc). Dá uma olhada nos doces que outras pessoas estão comprando, até prova um ou outro e, se gostar, leva, ou não. Então vai para o caixa (cria contas nesses canais). E assim sairá da loja com todos os doces que são a sua cara. Não vai sair carregando um pacote de coisas das quais não gosta e que vai jogar fora depois. (Em tempo: o papo com a Rhonda Bennetto também rendeu essa metáfora).
Simplifique – Não se deixe intimidar diante de tantas escolhas. Ninguém quer perder tempo interagindo em canais inúteis, então escolha poucos e bons.
Participe – Há associações que congregam profissionais, como o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e a Associação dos Profissionais do Mercado de Capitais (Apimec), que promovem fóruns no LinkedIn e eventos presenciais. Toda quinta-feira, ao meio-dia (horário de Brasília), rola no Twitter um papo (em inglês) sobre RI com profissionais de várias partes do mundo – basta procurar por #irchat. Ler blogs e deixar comentários, acompanhar seminários online e comparecer a encontros de associações são algumas das recomendações de vários consultores em comunicação focada em RI.
Capriche no conteúdo – Prepare perfis consistentes, que mostrem de forma objetiva quem você é e suas áreas de expertise e atuação. Participe de fóruns e chats nas mídias que escolher, contribua para enriquecer as discussões com diferentes pontos de vista. Produza conteúdo, não seja apenas um espectador.
A estratégia pessoal de interação nas redes sociais deve ser construída com o mesmo cuidado que se concebe uma estratégia corporativa. Cuide do seu personal branding.
No próximo post, falaremos sobre como escolher pessoas para seguir no Twitter, que comunidades são interessantes para profissionais de Relações com Investidores no LinkedIn e outros assuntos relacionados.
Por: Mariela Castro