Comércio on-line de carros cresce como alternativa às concessionárias

| 15/05/2014 - 13:56 PM | Comentários (0)

car

O papel da Internet na venda de automóveis está se tornando cada vez mais importante nos dias de hoje. Segundo um estudo promovido pela Capgemini, empresa provedora de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, 94% dos compradores de carro em 2013 começaram suas compras com uma experiência on-line.

Essa preferência deve-se em parte às vantagens que a Internet proporciona na comercialização de veículos, conforme detalha Roberto Bottura, sócio-fundador e diretor comercial da Control Motors, concessionária focada no segmento de seminovos: “Por meio da Internet é mais fácil e dinâmico apresentar todas as informações dos carros, trazendo mais confiabilidade ao produto e segurança ao comprador”, afirma, ao E-Commerce News.

Já Igor Kalassa, CEO da 4life, empresa especializada em CRM e marketing digital, aponta que o aumento nas vendas de carro online está diretamente atrelado aos resultados que o e-commerce proporciona: “As concessionárias perceberam que é preciso fazer algo a mais para ampliar as vendas, e os resultados estão fazendo com que elas migrem para o meio online”, explica.

Seminovos: mercado em expansão

Um dos segmentos que mais cresce no cenário nacional, a venda de seminovos apresentou uma alta de 9,4% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Contudo, por se tratar de um veículo que não vem diretamente de fábrica muitos consumidores se cercam de cuidados extras na hora de adquirir um seminovo online: “Por isso é tão importante que o varejista disponibilize o maior número de fotos, que representem o estado atual do veículo”, comenta Bottura.

Divulgação impulsiona o crescimento

Como qualquer segmento online, o mercado automotivo também demanda divulgação para impulsionar as vendas. Neste âmbito Kalassa considera as redes sociais uma forma eficaz das concessionárias se comunicarem com seu público-alvo. Todavia, o CEO ressalta que a comunicação deve ser bem segmentada: “Para funcionar, é necessário saber para quem falar e quando falar. Não adianta nada vender shampoo de cachorro para quem tem gato”, completa.

Com cerca de 135 mil seguidores na página da Control Motors no Facebook, Bottura evidencia que, além das redes sociais, é crucial manter outros canais de comunicação, como fóruns de atendimento: “já que uma boa reputação aumenta as chances de concretizar um bom negócio”. O executivo também revela que promoções e ações diárias apresentam bons resultados em sites de carros: “Para isso é interessante oferecer algum benefício para atrair clientes. Pode ser um bom desconto sobre a tabela Fipe ou a oferta de serviços como financiamento do automóvel e/ou pagamento de seguro e despachante”, assegura.

Contudo, mesmo com a franca ascensão do mercado automotivo, Kalassa salienta que o empresário brasileiro ainda mantém entraves na hora de investir no mercado on-line: “O concessionário americano, por exemplo, investe a maior parte de sua verba de publicidade no digital, o que ainda não ocorre por aqui. Mas certamente ocorrerá em breve, pois dá resultado”, conclui.

Tags: , , ,

Categoria: Balanços

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.