eBay aposta no Facebook para aumentar suas receitas
O eBay, um dos principais players do e-commerce no mundo, realizou grandes esforços para aumentar sua lucratividade no ano de 2010. Com estratégias agressivas segundo especialistas, o gigante realizou uma série de aquisições, todas estrategicamente visando o médio e longo prazo, revelando muitas das tendências para o comércio eletrônico nos próximos anos.
Uma delas (estratégias) foi o anúncio da compra do maior clube de compras da Alemanha, o brands4friends, arrematado por cerca de 200 milhões de dólares, responsável por 20% de todo o mercado de moda online da Europa, com mais de 4 milhões de usuários cadastrados em sua plataforma de países como Alemanha, Japão, Reino Unido e Áustria.
Outro grande movimento estratégico do gigante foi a compra da empresa de e-commerce de produtos e serviços locais Milo.com, em uma clara manobra para concorrer com a Amazon.com, pois concegue oferecer uma maior variedade de produtos, com um serviço de logística insuperável. Muitos especialistas acreditam que o comércio eletrônico de produtos e serviços locais é a grande tendência do setor.
Mas nenhuma das estratégias anteriormente listadas alimentam tantas esperanças como o Facebook, que nem é de propriedade da companhia, é verdade, mas possui uma base com mais de 600 milhões de usuários, suficiente para encher os olhos de qualquer um.
A grande aposta do eBay é em uma maior integração da rede social com uma de suas empresas, o Paypal. Em setembro, a companhia anunciou um novo sistema de pagamento para produtos digitais compatíveis com games online, febre até o momento no Facebook. Operando a três meses com este serviço, o eBay espera fechar o ano de 2010 com um faturamento de 835 milhões de dólares, podendo até mesmo faturar em 2011 mais que o próprio Facebook, que deve fechar o ano de 2010 com 2 bilhões de dólares em receitas. Outras interações estão sendo planejadas, em uma aposta para tornar o gigante social como uma de suas principais fontes de receitas.
Categoria: Balanços