Em meio a duas crises financeiras, Clóvis Souza transformou banca de flores em referência nacional do setor

| 24/04/2015 - 11:05 AM | Comentários (0)

clovis

Para um empreendimento conquistar bons resultados é preciso empenho, ótimas ideias e boas doses de sorte. Passar por crises econômicas e transformar uma banca de flores em um dos e-commerces mais representativos do país – líder em seu segmento — ultrapassa qualquer parâmetro de sucesso. É o caso de Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores, floricultura online que espera crescer 30% até o fim de 2015.

Da banca para a Internet

A história de Clóvis com as flores vem de muito cedo. Aos dez anos de idade, ele começou a trabalhar em uma floricultura instalada embaixo de sua casa, no bairro da Moóca, em São Paulo. O garoto queria conquistar sua independência financeira e por isso iniciava seu turno às 14h, depois da escola. Em pouco tempo, Clóvis transformou seu trabalho e experiência em um negócio próprio ao abrir sua primeira loja na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

Mais de 25 anos depois, a Giuliana Flores deixou de ser uma floricultura de bairro para se tornar referência no comércio eletrônico nacional. A iniciativa virtual, porém, não surgiu da noite para o dia – e nem da forma mais natural possível. “A ideia era manter um catálogo online, mas decidi não perder oportunidades e experimentar a venda pela Internet. O volume de visitas no site me surpreendeu e, assim, abri a loja virtual”, afirma.

Junto com o aumento de pedidos, os desafios também se multiplicaram – principalmente em logística e no atendimento aos clientes. Aos poucos, o negócio adotou medidas como o acompanhamento das reclamações para evitar que elas se repetissem com outros consumidores e o monitoramento da mercadoria do momento do pedido até a entrega. Um dos diferenciais da Giuliana Flores é, inclusive, a possibilidade de entregas expressas no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo da localização.

Referência no e-commerce brasileiro

A mudança de foco da empresa – do físico para o digital – no início dos anos 2000 coincidiu com o estouro da bolha da Internet. “Não tive dificuldades nessa época. Só fui ouvir falar sobre a bolha anos depois, quando repórteres e empresários falaram que fui corajoso de investir na Internet neste período. Eu não tinha nada a perder e, contrariando a onda do mercado, cresci muito graças à migração para o virtual”, afirma Clóvis.

Em 2008, outra crise financeira atingiu o mercado global, mas a Giuliana Flores perdurou ao entregar produtos de alta qualidade e mantendo a excelência no atendimento aos clientes. A primeira loja ainda existe e foi ampliada e, mesmo representando pouco no faturamento da empresa, a sede é uma espécie de cartão de visitas e a “menina dos olhos” do fundador. “Atualmente, 90% da receita vem da loja online, que recebe em média 25 mil pedidos por mês. As flores também estão à venda em grandes varejistas da internet”, ressalta Clóvis

Mais do que flores: presentes

Com uma logística bem acertada, pôde-se diversificar o catálogo de produtos. Antes de datas comemorativas, como o Dia das Mães e o dos Namorados, em que muita se presenteia, a Giuliana Flores monta kits especiais, que incluem chocolates, vinhos, perfumes, bichos de pelúcia – e, claro, flores.

Os kits especiais ajudam a aumentar em até 40% o valor médio das compras na Giuliana Flores. Além da loja principal, Souza tem outros dois negócios – os sites Cestas Michelli, lançado em 2004 para vender cestas de café da manhã, e Nova Flor, criado em 2005 como uma floricultura online focada em clientes das classes C e D.

Juntas, as empresas respondem por 20% do faturamento do grupo. Apesar da diversificação de negócios e de mercados, as flores continuam sendo o produto principal da Giuliana Flores. Toda semana, Clóvis comparece à Ceagesp, em São Paulo, às 4 da manhã, onde seleciona as flores encomendadas e toma um café com seus fornecedores. “Estar próximo desses amigos é uma parte essencial do negócio”, finaliza Clóvis.

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Categoria: Balanços

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