Wal-Mart corre para recuperar o tempo perdido
O Wal-Mart está deixando o mundo da tecnologia de “pernas para o ar”, e isto poderá trazer importantes implicações na maneira em que pensamos nossas experiências de compras no futuro. Conhecida como uma loja de varejo sem alma com uma cadeia de fornecimento mega eficiente que entrega produtos a preços baixos todos os dias, o Wal-Mart está difundido inovações nos mercados móveis e sociais para criar as bases para um novo tipo de experiências de compras.
O último movimento da empresa foi à criação de uma subsidiaria denominada @WalmartLabs que se instalou no coração do Vale do Silício, podendo levá-la ao topo no comércio social.
Empresas como Wal-Mart têm transformado os limites entre canais online, off-line e móveis cada vez mais dinâmicos, de forma em que se deve buscar excelência em todos eles para enfrentar a concorrência. A empresa ergueu seu império no varejo tradicional, mas na web se encontra bem atrás dos líderes. Enquanto a varejista número um da internet, a Amazon.com, obteve cerca de US$ 34 bilhões em vendas pelo e-commerce em 2010, o Wal-Mart faturou cerca de US$ 6 bilhões neste mercado.
Portanto, faz sentido que o Wal-Mart se valha de aquisições como forma de bater de frente com a concorrência. Com a aquisição da empresa de mídia social Kosmix (US$ 300 milhões) e da plataforma de download de vídeos Vudu (US$ 100 milhões), o Wal-Mart pode ser tornar o iniciante que cresceu mais rápido da história do Vale do Silício.
A empresa não apenas se tornou líder em downloads de filmes digitais com a aquisição do Vodu, como a pioneira na integração de dados sociais com experiências de e-commerce, o que vai além do que simplesmente disponibilizar botões “like” para um carrinho de compras, como faz o Facebook. Está se utilizando do Kosmix (agora renomeado como @Wal-MartLabs) para mudar fundamentalmente as experiências de compras, utilizando os conhecimentos acerca dos comportamentos de compras digitais e off-line dos clientes para transformar isto em ofertas, promoções e descontos hiper-personalizados.
O Wal-Mart busca com estas inovações transformar sua loja em algo totalmente diferente: um lugar ambientalmente sustentável para comprar produtos com tecnologias de ponta e ofertas que se alinhem perfeitamente a seus gostos e comportamentos. Além disso, ex-funcionários da Amazon foram contratados para trabalhar no setor de desenvolvimento na Turquia, o que pode trazer a experiência necessária para mudar a imagem de quem não é conhecida como uma empresa inovadora em novas tecnologias.
Caso obtenha sucesso em sua empreitada, o Wal-Mart irá abraçar os canais móveis e sociais como parte de uma experiência de compras abrangente que poderá servir de modelo para outras empresas ansiosas em se tornar líderes em inovação. No último ano, “o pensamento de design” e posteriormente “as inovações sustentáveis” foram o foco do e-commerce. A próxima grande ideia poderá ser o comércio social – a plena integração entre lojas de varejo, web móvel e experiência de compras unificada. Seria difícil não apostar na Wal-Mart neste último quesito, dado seu engajamento atual em outras iniciativas de inovação. E com as aquisições da Kosmix e do Vudu, o Wal-Mart poderá ter alcançado a combinação certa para alcançar o sucesso no comércio eletrônico, a despeito de algumas opiniões mais céticas.
Categoria: Balanços