Casas Bahia entra no e-commerce e desafia liderança da B2W

| 29/10/2009 - 21:03 PM | Comentários (0)

Não é só entre as redes sociais (o Orkut, no caso) que o mercado brasileiro de internet vê uma alta concentração na mão de apenas um competidor. O comércio eletrônico passa pela mesma situação, com aB2W Companhia Global do Varejo, nascida da fusão entre Submarino e Americanas.com em 2006, que tem mais de 50% do faturamento do mercado.

Após anos resistindo à ideia, a Casas Bahia, maior rede varejista brasileira, entrou oficialmente na internet nesta segunda-feira (02/02) em movimentação que deverá ter reflexos e impacto em médio prazo no comércio eletrônico brasileiro.

Veja estrutura tecnológica da Casas Bahia

“Qualquer player tem que ficar preocupado” com a tão adiada estreia do serviço de vendas online da Casas Bahia, afirma Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting e CEO da DOM Strategy Partners. E os quase 10 anos de experiência do Submarino vendendo online? “Experiência se compra”.

A mudança de site institucional para ferramenta de compras ainda é um teste, como lembra a companhia, mas já começa a demarcar um território que a Casas Bahia ignorava até então, segundo a empresa, pelo perfil médio do seu consumidor.

Não é segredo que o sucesso das Casas Bahia no varejo físico brasileiro tem relação direta com o parcelamento facilitado oferecido para móveis e eletrodomésticos para as classes C e D.

A entrada das Casas Bahia no e-commerce não acontece logo após a ascensão da classe C à internetà toa, acredita Domeneghetti, que vê o enriquecimento das classes mais baixas e o posterior aumento da classe média brasileira como principal razão pela entrada.

“A preocupação era que computadores ficassem acessíveis ao nosso público-alvo, que sempre vieio das classes C, D e E. A democratização do acesso aconteceu de 2 anos para cá”, afirma Sônia Mitani, porta-voz das Casas Bahia.

“É ingênuo quem acha que eles são apenas para classe C. Quem das classes A e B não tiver paciência de ir (às lojas físicas), pode comprar online sem problema. É um complemento de público pra eles”, explica o executivo.

Tags: , , , ,

Categoria: Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.