Fraudadores tentam manipular botão +1 do Google
O Google anunciou recentemente que seu site de rede social Google+ já teve mais de 25 milhões de visitantes, o que faz com que alguns estudos a considerem a rede social com o crescimento mais veloz de todos os tempos. Com este rápido avanço no setor social, é difícil imaginar que o Google não iria pretender combinar o sucesso de sua última iniciativa com o seu primeiro grande serviço de sucesso, o seu motor de buscas.
A maneira encontrada pela Google para alavancar as atividades de compartilhamento por parte de milhares de usuários foi incluir sua função “+1” no algoritmo do motor de busca. Isso fez com que diversos sites de empresas de caráter duvidoso começassem a vender aplicativos que permitem utilizar este símbolo diversas vezes, sendo eles vendidos em pacotes. Vale lembrar que a utilização de sinais sociais caso seja bem sucedida, tem papel importante em determinar uma melhor classificação de páginas em motores de busca.
Esta nova função “+1” disponibilizada pela Google não pode ser considerada uma novidade, visto que é muito semelhante aos já existentes função “Like” do Facebook “Like” e os Re-Tweets permitidos no Twitter, dentre outros menos famosos.
Os sites oferecem pacotes que variam em preço e quantidade, que vão desde 50 cliques de símbolos +1 por US$19,99 a 2,000 cliques por US$359,99 ( o site Buy A Follower vai mais além, oferecendo pacotes com mais de 10,000 cliques).
Mas aqueles interessados em adquirir tais pacotes não podem esquecer-se também a possibilidade de que tragam impressões negativas para o público por tentar influenciar os resultados do Google. No contrato de compras Purchase Plus One, já há uma clausula que afirma que a fraude no uso de símbolos +1 pode resultar em banimento do Google. É por isso que os sites que vendem estes pacotes prometem uma entrega lenta e fracionada, que normalmente dura entre 1-2 semanas, para que o comprador possa refletir quanto a utilização dos “+1´s”.
A maior preocupação está no fato de que estes sites estão conscientes das implicações negativas quanto a ética de se comprar fãs falsos, manipulando fradulentamente sua posição no motor líder do mercado. Em um dos sites de venda, o Plussem, na descrição da venda do pacote está escrita a frase “para engana o algoritmo de busca”. Mas mesmo assim está cada vez mais comum a venda destes pacotes em sites na medida em que o Google+ se expande rapidamente.
Mas algo que deve ser refletido é se realmente vale o risco de ser banido do Google para comprar fãs e seguidores que nunca realmente irão prestar atenção na mensagem de sua empresa e comprar os seus produtos? E, além disso, demonstrar ao público padrões éticos bastante duvidosos? Basta perguntar a Newt Gingrich.
Categoria: Crimes
è não vale apena perder anos de trabalho com um engano…