Google Vs Facebook – Uma rápida análise
O Facebook definitivamente venceu o MySpace e se tornou a rede social dominante, e apenas um gigante da web como o Google poderia representar algum desafio no atual estágio do mercado.
Atualmente existem muitos lugares para procurar contatos, compartilhar links, fotos e postar mensagens. Onde isso irá terminar? E qual rede social será escolhida como opção padrão?
A resposta mais fácil parece ser o Facebook. Ele é hoje o status quo das redes sociais com mais de 500 milhões de membros – possivelmente 750 milhões neste exato momento.
No entanto, o Facebook não é amado por todos, incluindo muitos de seus próprios usuários. Ele inclusive figura entre o top 10 das empresas mais odiadas da América. E você sabe que isto é ruim quando nesta lista se está ao lado de empresas aéreas e de telefonia.
Além disso, a cada vez que o Facebook lança novos recursos que são vistos por seus usuários como uma ameaça a sua privacidade, há sempre uma enorme reação entre os participantes da rede.
Por outro lado, o Google também já se viu alvo da ira de usuários e foi criticado sobre questões quanto as suas configurações de privacidade. E nem toda nova versão do Google encontra uma grande base de fãs. Lembram-se do Google Wave? Melhor não fazer isso…
No entanto, o Google apresentou o primeiro desafio sério ao Facebook em anos com uma plataforma que não é tão diferente da concorrente. Ele também se integra a outros aplicativos do Google, como o Buzz e Gchat.
O Google + já cresceu com uma rapidez impressionante para um conjunto de ferramentas de rede social que ainda está em fase inicial, funcionando apenas para convidados, mas que carrega consigo uma marca forte para uma plataforma complexa – ainda que seja aparentemente simples.
O problema enfrentado pelo Google + é que ainda temos outros lugares para procurar contatos, compartilhar fotos e postar mensagens. Ainda sim, sinto que tenho que atualizar meu Twitter, Facebook, e agora o Google + o tempo todo.
Eu não quero atualizar e fazer buscas através de duas redes sociais o tempo todo. Prefiro usar apenas um. A maneira mais simples de se resolver isso seria algum tipo de aplicativo plug-in que automaticamente atualizaria perfis das duas plataformas, mas como Facebook e Google disputarão o mercado “cabeça a cabeça”, esta solução é pouco provável.
Além disso, não sei se deveria atualizar meu status no Google Buzz ou diretamente no Google +. As atualizações do Buzz são exibidas em um perfil de círculos, mas eles ficam relegados para o final de uma guia diferente. Então, se quero que meus amigos o vejam, onde devo colocar minha atualização? Estas perguntas podem parecer ridículas ou triviais, mas ganham grande importância quando se trata de negócios em mídias sociais.
No entanto, o Google torna mais fácil encontrar contatos, uma vez que basta apenas levantá-los de uma conta do Gmail, ou mesmo do Yahoo ou de livros de endereços do Hotmail.
No Facebook, os usuários têm de digitar os nomes que procuram manualmente um por um para encontrar novos amigos. Os membros do Facebook que estão no site há anos não enfrentam tanto este problema uma vez que aumentam seus contatos há tempos. Os novos usuários do Facebook terão mais dificuldade em construir sua base de contatos.
O Google + torna mais fácil a construção de uma base de contatos, mas neste momento grande parte das pessoas já se acostumou ao Facebook. É difícil acreditar que em breve o Facebook cairia perante a nova rede do Google – se é que isto um dia irá acontecer.
Ainda sim, o Google + apresentou um novo desafio para a rede social de Mark Zuckerberg. Mas demorará tempo considerável até que o Google + possa ser considerada a opção padrão em redes sociais.
Categoria: Disputas