Varejista abandona conteúdo duplicado após ser punido pelo Google
A One Way Furnitures, uma das principais lojas de mobiliário online, foi fundada em 1997, e sobreviveu ao estouro da bolha das empresas em 1999, e do mercado imobiliário em 2008. Mas será que sobreviverá a nova atualização do Panda lançado este ano? O Panda Google Update é a última modificação no algoritmo do mecanismo de busca do site e faz parte dos esforços contínuos em fornecer aos usuários os resultados de busca com a maior qualidade possível para suas pesquisas, punindo todos aqueles sites que apresentam conteúdos duplicados, como o caso de muitas empresas que utilizam descrições para os produtos fornecidos pelos fabricantes.
Na última década, a One way se fortaleceu se aproveitando ao máximo do potencial do Google para proprietários de sites de e-commerce. A OneWayFurniture.com apresenta descrições detalhadas dos móveis fornecidos por cada fabricante, mas adaptando os textos genéricos recebidos de forma a torná-lo mais acessível aos consumidores, mas sempre com o compromisso de não violar as políticas do produtor.
“Estamos definitivamente preocupados por nossa queda nos rankings de busca desde o advento do Google Panda Update em 24 de fevereiro de 2011. A One Way sempre teve um enorme orgulho em servir os nossos clientes com móveis de qualidade e de grande valor para eles”, afirma Mitchell Lieberman, fundador e CEO da empresa. “Nós entendemos que a classificação orgânica nem sempre é garantida, e certamente estamos gratos com o Google, pois construímos uma empresa de vinte funcionários com anos de sucesso no site. No entanto, a erosão de mais de uma década de trabalho árduo com uma queda de 150 posições em um único dia é um golpe significativo para uma empresa que tem seguido as melhores práticas do Google. Se tivéssemos conhecimento de que o fornecimento de conteúdo exclusivo adicional seria tão importante poderíamos ter tomado providencias antecipadas. Embora o Google tenha criado um blog para rever a posição de empresas que foram prejudicados pela atualização Panda, nós não estamos esperando que uma varinha mágica venha restaurar nossa classificação. “Lieberman continua. “Estamos trabalhando mais do que nunca para garantir que nosso site esteja em conformidade com as mais recentes práticas recomendadas do Google. Continuaremos a melhorar o nosso site para adicionar conteúdos informativos de qualidade, que sejam únicos e significativos para nossos clientes. Todos os nossos fabricantes que exigem que usemos suas descrições de produtos terão que mudar suas regras ou encarar a possibilidade de sair de nosso site. Continuamos a acompanhar o nosso tráfego diário e espero que Matt Cutts e o time do Google tenham um pouco de compaixão por uma voz que se ergue em nome das legítimas pequenas empresas varejistas de todo os EUA e que tiveram impacto negativo com a nova atualização Panda”.
O Novo algoritmo do Google parece recompensar os sites de e-commerce que abandonarem as descrições dos fabricantes e escreverem os seus conteúdos. Sabendo disso, a One Way Furniture utilizará apenas os seus próprios detalhamentos, descartando as descrições genéricas fornecidas pelos fabricantes.
Categoria: Disputas