Facebook cria chat e acirra “guerra” com o Google na web
Durante anos a Microsoft foi a principal rival – e principal alvo dos ataques – do Google em serviços de internet e de computadores. Na atualidade, no entanto, a disputa vem migrando para um novo adversário: o Facebook.
Depois de a Google anunciar o Buzz, rede social vinculada ao Gmail, o Facebook não perdeu tempo para anunciar o lançamento do seu próprio chat, que poderá ser utilizado em qualquer aplicativo de mensagens instantâneas que utilize os protocolos Jabber ou XMPP, como o AIM, Digsby, iChat, Pidgin, Adium ou Miranda.
Basta conectar a conta do Facebook com o aplicativo de IM escolhido para conversar com seus contatos da rede social sem precisar necessariamente acessar o site, de acordo com informações do site BetaNews.
A intenção é migrar os bilhões de mensagens trocados a partir do chat do Facebook para aplicativos que permitam uma melhor usabilidade e mobilidade, já que também existem versões para celulares dos aplicativos que suportam os protocolos Jabber e XMPP.
Segundo o site techie-buzz, há uma clara concorrência entre o Google Talk e o chat do Facebook e seus mais de 400 milhões de usuários. Além de concorrer pelo chat e pelas mensagens curtas trocadas pelos seus sistemas, Google e Facebook em breve disputarão por usuários de email, já que a rede social tem planos de lançar o seu próprio serviço de email, que permitirá acesso a partir de qualquer software que suporte POP ou IMAP, informa o site 9to5mac.
O chat do Facebook, contudo, também será concorrente do MSN, da Microsoft, o mais popular serviço de mensagens instantâneas da internet. Desde 2007 a Microsoft vinha sendo uma parceira em publicidade do Facebook, que na semana passada anunciou a retirada dos anúncios da empresa de Bill Gates de seu site. A parceria em buscas permanece.
A disputa evidencia a relativa decadência da Microsoft como principal rival do Google. Enquanto o Facebook agora ameaça o Google na difusão de conteúdo – cinco bilhões de links, notícias, posts, mensagens e fotos são compartilhados por dia, segundo relatório divulgado na semana passada -, o Google tenta manter os usuários do Gmail, principal serviço de e-mail da web, ligados ao Buzz. Em ambos os serviços o papel da Microsoft é apenas secundário. O Bing, seu serviço de buscas, ainda não ameaça a liderança esmagadora do Google, que apenas nos Estados Unidos responde por 66% das buscas. Enquanto o Google tenta rivalizar com o iPhone, da Apple, com seu Nexus One, a Microsoft ainda desenvolve seu próprio smartphone – um exemplo de como perdeu a liderança nas inovações.
No caso do Buzz, a Microsoft reagiu oficialmente afirmando dar prioridade à “conveniência de agregação” com as parcerias com o Facebook, Flickr e Twitter, entre outros serviços.