Gartner ensina a cortar gasto com e-commerce
As empresas que vendem produtos pela internet terão um desafio em 2009: reduzir seus gastos com tecnologia entre 5% e 25%, sem perder a fidelidade do consumidor, alerta o Gartner.
A consultoria destacou cinco dicas para as empresas que precisam enxugar suas operações de e-commerce diante da crise, mas querem manter sua base de clientes.
A primeira é usar soluções de prateleira, sem muita customização ou desenvolvimento. Usando aplicativos prontos de e-commerce, de preferência de código aberto, as grandes empresas podem economizar até 35% dos seus custos em 2009, e as pequenas 25%.
A segunda dica é extrair mais retorno dos investimentos internos, eliminando tecnologias que não tenham taxa de uso mensal superior a 95%.
A terceira dica é focar o desenvolvimento de aplicações ricas de internet em áreas de vendas que tenham maior taxa de conversão e aproveitar comunidades online já existentes em vez de criar suas próprias ferramentas.
A quarta dica, para as empresas que vão comprar softwares de e-commerce, é negociar duro com os fornecedores. “Os negociadores hábeis podem economizar entre 20% e 50% em licenças em 2009, e mais 3% a 4% para o longo prazo”, alerta a consultoria.
A quinta dica fazer mudanças na organização para cortar cargos redundantes – a economia com a eliminação de funções similares pode variar entre 10% e 15%, segundo a empresa.
Mais informações e o relatório completo estão disponíveis no site do Gartner.