Greve dos correios leva a ligeira queda na satisfação dos consumidores on-line

| 28/10/2009 - 19:34 PM | Comentários (0)

Os consumidores que realizam suas compras pela web ficaram menos satisfeitos com o serviço no mês passado. Em setembro, o Índice de Confiança do e-Consumidor, desenvolvido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), ficou em 86,59%, uma queda de 0,7 p.p. em relação a agosto.

Uma das razões indicadas para isso foi a greve dos correios, que acabou impactando na entrega dos pedidos.

Mas para o coordenador do MIS, Djalma Andrade, a satisfação dos consumidores on-line continua positiva. “A greve dos Correios, do dia 13 de setembro até o final do mês na maioria dos estados, teve impacto neste desempenho. Com a paralisação do trabalho nas centrais de distribuição, lojistas que operam exclusivamente com os Correios sofreram impacto na entrega dos pedidos. Considerando o impacto desta greve, a performance do indicador de setembro foi bastante positiva, embora ligeiramente menor do que dos meses anteriores”, diz.

Dia das crianças
Embora os dados de satisfação de outubro ainda não tenham sido verificados, o levantamento indicou que o Dia das Crianças faturou R$ 450 milhões na internet, o que representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o faturamento foi de R$ 360 milhões.

“Mais uma vez o e-commerce provou que é um forte canal de compras em uma data comemorativa. Agora o mercado deve preparar-se para o Natal, que costuma ser o período mais lucrativo no setor”, considera o diretor da e-bit, Pedro Guasti.

Análise semestral
Considerando a satisfação dos consumidores em julho, agosto e setembro, o segundo semestre já possui uma média 0,85 p.p. acima da registrada nos seis primeiros meses do ano. Entre janeiro e junho, a média era de 86,11%, enquanto nos três primeiros meses da segunda metade do ano, esse índice ficou em 86,96%.

O índice de Confiança do e-consumidor avalia itens como facilidade de comprar, seleção de produtos, informação sobre os produtos, preços, navegação, entrega no prazo, qualidade dos produtos e do atendimento aos clientes, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias.

A avaliação dos e-consumidores é colhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit (atualmente 1.800), sendo uma no ato da compra e outra após o recebimento do produto.

Tags: , , , ,

Categoria: Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.