Amazon.com parte para o ataque contra varejistas físicos

| 05/07/2012 - 00:15 AM | Comentários (1)

A Amazon.com vai disponibilizar uma nova tecnologia que mesmo antes de ser lançada oficialmente está deixando muitos varejistas inquietos.

A novidade se trata de um aplicativo feito para dispositivos portáteis que visa incentivar o showrooming – processo de pesquisar em lojas físicas e comprar pela internet.

Chamado de “Flow Powered by Amazon”, o novo recurso possui um avançado sistema de reconhecimento de imagens que identifica um item apenas apontando o celular. Depois disso, a foto do produto é apresentada na tela do aparelho junto com informações sobre preço, transporte e disponibilidade em estoque na Amazon.com. Se for do seu interesse, o consumidor pode adquirir a mercadoria naquele exato momento apenas clicando no botão “comprar agora”.

O império, liderado por Jeff Bezos, faturou 48,08 bilhões dólares no ano de 2011, o que representa 12% do e-commerce nos Estados Unidos. De acordo com especialistas, a Amazon.com pode superar o Wal-Mart e se tornar o maior varejista do mundo em 2025.

A seguir um vídeo demonstrativo do aplicativo.

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Categoria: Lançamentos

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Comentário (1)

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  1. Norberto A. Torres disse:

    Showrooming é o termo utilizado para descrever o processo de varredura de produtos e preços que um comprador faz, via mobile, estando presente em uma loja física.

    Nos EUA, 77% dos que têm mobile o usam enquanto estão em uma loja. Uso do mobile na loja (InStore) para ajudá-lo no processo de compra (na loja ou online).

    O showrroming pode ser visto como uma oportunidade, e não só uma ameaça, para um varejista. Além disto, não adianta combater o showrooming – se o varejista não utilizá-lo a seu favor, outro o fará (por exemplo, a Amazon).

    Brian Walker, vice-presidente e analista principal de e-business e estratégia de canais da Forrester Research Inc., em sua apresentação no IRCE 2012 desafiou a percepção comum de que os consumidores estão principalmente à procura de um preço melhor quando se envolvem com esse comportamento. “Não é sobre o preço”, diz ele. Em vez disso, a maioria dos smartphones de consumidores nas lojas é utilizada para procura de mais informações.

    “Showrooming é sobre a informação de produto e validação social, quando um cliente está comprando um produto”, disse Walker. “Você pode estar gastando muito tempo e dinheiro em treinamento de vendedores, mas o cliente sabe que ele tem a melhor ferramenta em seu smartphone. A experiência de loja de varejo está mudando mais rapidamente do que mudou em décadas.”

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