comScore lança ferramenta para otimizar campanhas em mídias sociais
A despeito do crescimento do marketing em redes sociais, medir o desempenho das campanhas nesta nascente categoria digital se mantém um grande obstáculo para as empresas em todo o mundo. Com o lançamento de um novo serviço que auxilia os lojistas no monitoramento dos anúncios nestes sites, a comScore espera suprir a carência de medidas padrões neste setor.
Com a introdução do AdMetrixSocial a empresa provê o fornecimento de análises e relatórios de dois tipos de exibição de anúncios: os que aparecem em redes sociais como o Facebook e LinkedIn e os “socialmente habilitados” que aparecem em toda a web. O primeiro tipo – que a comScore se refere como “os anúncios publicados socialmente” – abrange unidades padrão não-IAB que combina textos e imagens.
Enquanto a comScore sempre informa o volume de anúncios gráficos em sites de redes sociais, a disponibilização de dados com maiores detalhes se destina a fornecer aos lojistas virtuais uma melhor compreensão do desempenho de seu trabalho.
“Tradicionalmente, a natureza fora dos padrões destes anúncios torna complexo classificá-los de acordo com o anunciante e o produto”, afirmou a comScore em seu blog na quinta-feira. “Com a introdução do AdMetrixSocial, a comScore esta buscando resolver este problema através do desenvolvimento de um protocolo de classificação do proprietário, o que significa que estes anúncios são mapeados para o anunciante apropriado”.
Os anúncios socialmente habilitados, por outro lado, são anúncios gráficos com padrão IAB que circulam pela web. Usuários clicam neles para entrar no Facebook ou em outros sites sociais, geralmente via algum botão com dizeres: “seja nosso fã no Facebook” ou “Siga-nos no Twitter”.
O objetivo é aumentar o número de fãs da marca. Embora estes anúncios representam menos de 1% do total do mercado, estão exercendo um papel cada vez mais fundamental em determinadas categorias, incluindo o CPG.
O Facebook no início desta semana havia introduzido um novo conjunto de análises próprias para marcas em seu site, o que incluía uma nova medida que servirá para monitorar os diversos tipos de ações sociais em sua plataforma (como comentários e mensagens nos murais) que determinada marca gera durante a semana. O painel de análise atualizada dos usuários com perfis no Facebook também mostra o número de amigos de fãs de uma marca e seu alcance global (o público total o qual o conteúdo da marca é exposto no site), incluindo seus rendimentos e mídias pagas.
O Facebook já corresponde a cerca de um terço do total de anúncios gráficos na internet, de acordo com a comScore. A pesquisa também mostra que um a cada seis minutos na rede é gasto em redes sociais e em média um internauta visualiza mais de 2.000 anúncios em sites do gênero todos os meses.
Categoria: Lançamentos