Groupon inicia operação na China
O Groupon informou nesta segunda-feira (28/02) que inaugurou uma unidade de negócios na China. O GaoPeng.com foi criado em parceria com a Tencent, o maior provedor de internet do país asiático, e a Yunfeng Capital, que tem como um de seus proprietários o Jack Ma, CEO do Alibaba.com.
O lançamento deste novo site em solo chinês reforça ainda mais a estratégia de expansão internacional que se movimenta rapidamente desde o ano de 2010. No entanto, diversos analistas ressaltam que é muito difícil para uma empresa estrangeira obter sucesso naquele país devido a presença de leis rígidas, apesar deste projeto ter grandes parceiros locais.
Atualmente a China possui a maior população online do mundo com cerca de 450 milhões de internautas. Além disso, o comércio eletrônico obteve um faturamento de 79,15 bilhões de dólares no ano de 2010, o que a coloca entre as maiores economias digitais do planeta.
Já o Groupon faturou 760 milhões de dólares em 2010, 23 vezes a mais do que os 33 milhões dólares registrados em 2009. Além disso, a companhia pode levantar até 950 milhões de dólares em recursos.
Categoria: Lançamentos