Groupon lança divisão de varejo online
Em uma tentativa para diversificar sua receita e manter seu rápido crescimento, o Groupon está evoluindo rapidamente seu modelo de negócios. Recentemente, o site de ofertas diárias havia anunciado serviços em canais móveis, em tempo real e baseado na localização do consumidor.
Nesta quarta-feira, o Groupon iniciou as operações de sua nova divisão de varejo online, a Groupon Goods, o que coloca a empresa avaliada em aproximadamente 20 bilhões de dólares frente a frente com gigantes do varejo norte-americano, como Amazon.com Wal-Mart e BestBuy.com. Em 2010, a Amazon investiu 175 milhões de dólares em seu principal rival nos Estados Unidos, o LivingSocial.
Representantes do Groupon não estavam imediatamente disponíveis para comentar a novidade. Mas ao que tudo indica, serão disponibilizadas ofertas em itens específicos, tais como aparelhos eletrônicos, de ginástica, e utensílios de cozinha através de e-mail. Um número limitado de consumidores dos EUA foi notificado nesta quarta sobre o lançamento do novo serviço. Estima-se que o Groupon tenha uma lista com aproximadamente 134 milhões de e-mails em todo o mundo.
No entanto, segundo uma fonte próxima do assunto ouvida pela agência de notícias Reuters, em sua primeira oferta como varejista o gigante coletivo já obteve bons resultados, acrescentanto que a nova estratégia pode trazer grandes beneficios a companhia. “O Groupon Goods é a novidade ao redor do Groupon e pode ter um impacto significativo na estratégia de crescimento da companhia” conta.
Desde a declaração de seu IPO em junho, o site de compra coletiva que é líder em boa parte dos países em que atua tem experimentado uma série de contratempos. Recentemente, a empresa teve que reduzir suas receitas declaradas pela metade a pedido da SEC (Securities and Exchange Commission) – passando de 713,4 milhões de dólares em 2010 para 312,9 milhões de dólares. Além disso, seu COO que já havia trabalhado anteriormente no Google anunciou que estava de volta a empresa de Lary Page.
Categoria: Lançamentos