Mais de um quinto dos produtos do Black Friday tiveram aumento, aponta pesquisa
Na contramão da proposta da data, pelo segundo ano consecutivo o Black Friday apresentou mais produtos com aumentos do que com descontos. De acordo com uma pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar), em parceria com a Íconna, empresa especializada em monitoramento de preços em e-commerce, o Black Friday 2013 apresentou aumento médio de preços de 10,2%, em 21,5% dos 1.300 itens monitorados pela pesquisa. Comparado ao ano passado, a edição deste ano teve quatro vezes mais produtos mais caros, já que em 2012, 5,1% dos itens analisados trouxeram preços reajustados para cima em 5,7%, em média.
Os itens que receberam descontos na data perfazem apenas 9,5% do total de produtos, com uma redução média de 11%: “As promoções aconteceram, mas elas foram menos intensas em número de itens”, explica Nuno Fouto, diretor de Pesquisas do Provar e coordenador do trabalho. O estudo acompanhou itens de diversas categorias, como eletrodomésticos, eletrônicos, jogos, livros e artigos para casas, de onze sites que, em tese, participavam da promoção.
De acordo com a pesquisa, os grandes descontos, surpreendentemente, vieram após o Black Friday: 22,6% dos produtos verificados apresentaram preços menores depois da sexta-feira, dia 29. Já em 2012, apenas 2,6% dos itens tiveram os preços reduzidos após o evento. O comportamento, segundo Souto, traduz um receio dos varejistas para o final de ano: “O comércio ficou com medo de carregar esses estoques até o Natal. No ano passado a economia estava mais aquecida e as vendas no varejo cresciam na faixa de 8%, o dobro do registrado neste ano. Logo, não foi necessário desovar estoques após a Black Friday, como ocorreu em 2013”, afirma.
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