Preços diferenciados por consumidor, ilegal ou genial?

| 27/06/2012 - 09:28 AM | Comentários (0)

Empresas de comércio eletrônico estão cada vez mais antenadas diante da possibilidade de customizar os preços das mercadorias para cada consumidor, segundo informações do jornal W.S.J. Um exemplo disso é o site de viagem Orbitz, o qual exibe preços diferenciados para usuários que visitam o site através de um computador da Apple e para aqueles que utilizam o sistema operacional Windows, o que levou os consumidores a gastarem um adicional de 30%.“É uma prática comum os varejistas realizarem ofertas customizadas, utilizando desde o código postal, até mesmo o tipo de smartphone que está sendo utilizado”, diz Robert M. Weiss, que trabalha na empresa de tecnologia Neal Gerber & Eisenberg. Weiss acrescenta que a prática é legal, desde que o lojista não altere os preços de acordo com a raça, sexo ou religião.

A localização do cliente é um dos aspectos mais utilizados para customizar as ofertas. Se o consumidor está em uma região próxima do varejista, torna mais fácil oferecer uma promoção relacionada ao transporte da mercadoria. “O varejo sabe que o frete gratuito é um grande incentivo para levar as pessoas a comprar”, diz Ashok Narasiman, CEO da Mountain View.

O clima e tempo são outros fatores que devem ser ponderados pelas empresas que almejam lucrar com esta estratégia. Por exemplo, se o comprador estiver localizado em uma região onde chove muito em determinada época, os lojistas podem aumentar os preços assim como os ambulantes que vendem guarda-chuvas fazem , diz Bryan Eisenberg, um consultor de e-commerce.

Até mesmo palavras digitadas em motores de busca podem influenciar nos preços das mercadorias. Se os varejistas sabem que um consumidor procurou por “sapatos tamanho 10 homens de verniz”, a empresa pode oferecer um desconto de 10% em um produto com estas características, ou simplesmente oferecer um par de meias gratuitamente. Eisenberg diz que torna caro para uma empresa quando o cliente visita o site e sai sem comprar. “Se os varejistas sentirem que o cliente está perto de comprar, mas precisa daquele empurrão extra, a oferta certa faz a diferença”, conta o executivo.

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Categoria: Lançamentos

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