Comportamento do consumidor na quarta semana de outubro

| 31/10/2011 - 09:02 AM | Comentários (0)

Aproximadamente 91% de todos os consumidores brasileiros já realizaram alguma compra pelo e-commerce, sendo que 45% afirmam ter comprado nos últimos trinta dias, 26% nos últimos doze meses e 9% nunca realizaram uma compra pela internet (ORC International).

O baixo preço das mercadorias é considerado pela maioria (59%) dos consumidores brasileiros como o principal critério avaliado ao comprar em sites de comércio eletrônico, seguido pela praticidade e agilidade no processo de checkout (56%), capacidade de monitorar seu pedido de compra (25%), grande variedade de produtos (23%), valor do frete (19%), estimativa precisa sobre a data de entrega (17%), política de devolução clara e fácil de entender (13%). O restante (7%) escolheu “outro motivo” como o fator de maior peso na decisão de compra online (ORC International).

O alto custo de frete é o principal motivo para o abandono do carrinho de compra em sites de e-commerce, com 53% dos consumidores brasileiros afirmando desistir de uma aquisição quando o preço cobrado por tal serviço não é satisfatório, seguido pelas taxas e impostos adicionais no momento do recebimento da mercadoria (48%), tempo estimado para entrega demasiadamente longo (45%), não concordam com a política/procedimento de retorno (31%), a empresa não aceita pagamento com cartão de crédito (28%), incapacidade de ler a descrição da mercadoria por estar em um idioma estrangeiro (26%), os preços não estão reais – R$ (20%) e “nenhuma das opções” com 10% do total (ORC International).

Dentre os bens de consumo que os brasileiros preferem comprar pela internet, em detrimento das lojas físicas, os produtos eletrônicos lideram a lista com 66%, seguidos pelos livros, vídeos e música (63%), hardware e software (59%), utensílios domésticos (35%), calçados (20%), jóias, relógios e acessórios (15%) e vestuário, com apenas 11% afirmando preferir comprar em sites de e-commerce ao invés de estabelecimentos físicos (ORC International).

O e-mail marketing é o canal digital preferido dos consumidores brasileiros para o recebimento de promoções, ofertas e novidades de varejistas eletrônicos, com 72% afirmando que gostariam que a comunicação se realizasse via e-mail, seguido pelos catálogos ou mala direta (16%), mídias sociais (5%), mensagens de texto -SMS (1%) (ORC International).

79% dos proprietários de dispositivos móveis brasileiros afirmam utilizar seu aparelho para pesquisar ou comprar algum bem de consumo pela internet. No mundo, este índice chega a 80% (MEF – Mobile Entertainment Fórum).

Globalmente, 72% dos consumidores que possuem ao menos um telefone móvel acessam diariamente a internet através de seu dispositivo (MEF – Mobile Entertainment Fórum).

A segurança foi lembrada pelos proprietários de dispositivos móveis dos diferentes países como o principal entrave para a compra de alguma mercadoria online, com 27% afirmando que comprariam algum bem de consumo em sites de mobile commerce se a segurança fosse melhorada (MEF – Mobile Entertainment Fórum).

O comércio de bens virtuais em dispositivos móveis deve movimentar 4,7 bilhões de dólares até o ano de 2016 no mundo, com o Oriente Médio e China sendo os grandes responsáveis por este crescimento (Juniper Research).

Produtos virtuais custam em média US$ 1 a unidade, demandam pouco investimento para produzir e são em sua maioria imagens de bens físicos (Juniper Research).

71% dos consumidores localizados em diversos países se mostram dispostos em compartilhar dados com empresas ao realizar uma compra pela internet, 86% entendem como vantajoso o fornecimento de informações para comerciantes e 65% almejam descontos e promoções em troca de seus dados pessoais (McCann Truth Central).

55% dos consumidores globais afirmam preferir que empresas não compartilhem seus dados pessoais (tais como endereço de email e número de telefone) com terceiros, 51% revelam ser muito importante saber exatamente como é feito o uso de suas informações, outros 51% gostariam de ter a capacidade de escolher quais informações compartilhar e 49% afirmam que é muito importante a possibilidade de controle (McCann Truth Central).

13% dos consumidores britânicos devem realizar suas compras natalinas somente pelo comércio eletrônico e 74% em ambos os canais (on-line e off-line), sendo que a totalidade dos que afirmam comprar unicamente pela internet são pessoas com idades inferiores a 55 anos. (HSBC).

Os eletrônicos de consumo são os produtos mais populares dentre os consumidores norte-americanos que têm o hábito de analisar mercadorias em lojas físicas para posteriormente comprar virtualmente, com 85% dos consumidores em geral e 58% dos proprietários de smartphones afirmando realizar este procedimento (Retrevo).

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Categoria: Métricas

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