Alibaba.com investe em PMEs no Brasil
O segmento de comércio eletrônico (e-commerce) volta as suas atenções para os cinco milhões de empresas de pequeno e médio porte (PMEs) que o Brasil possui e que têm ampliado sua atuação na compra e venda de produtos pela internet.
Hoje apenas 2% deste montante atuam com negócios no exterior e devem aumentar essa presença, pois apesar do estágio inicial, as companhias brasileiras têm repetido a tendência mundial de crescer pelos negócios on-line.
Quem notou o cenário é um dos maiores sites do segmento no mundo, a Alibaba.com que chegou em terras brasileiras no ano passado; hoje possui 220 mil empresas do País cadastradas no portal, e até o final de 2011 espera aumentar este número em 50%. “As empresas nacionais estão descobrindo as vantagens do comércio eletrônico, como rapidez nas negociações, redução de custo e acesso ao mercado global”, destaca Diego Espíndola, sócio diretor da Ludatrade.com, empresa que representa o Alibaba.com no Brasil.
Segundo informações da marca, os segmentos que fomentam o e-commerce no Brasil são alimentos, bebidas e vestuário. Sem falar em montantes de investimento, o porta-voz afirma que o próximo objetivo da marca é chegar a 5% dos cinco milhões de PMEs, em três anos. No Brasil cada empresa paga uma taxa anual de R$ 12 mil para se hospedar em seus serviços de compra e venda. “Essa é uma maneira que as empresas de pequeno e médio porte têm de ser vistas por outros países e agregar valor aos produtos que vendem no Brasil. As mesmas também podem efetuar compras de maneira segura”, afirma o porta-voz.
Na América Latina, hoje o Brasil é o único que tem uma subsidiária do site e ainda conta com planos de expansão. Para dar conta da responsabilidade a marca tem 17 funcionários concentrados na capital paulista e tem a meta de dobrar o número de colaboradores em 2011.
No mundo o site – que é chinês – está presente em 10 países e possui 56 milhões de usuários cadastrados em todas as plataformas (internacional, japonesa e chinesa). Um dos fatores que o destacam no mundo é o aumento de usuários pagantes, que atingiu o número de 750.937 membros nas três plataformas do Alibaba.com (na operação da China, do Japão e outras), um acréscimo de 29,7% em relação ao terceiro trimestre de 2009 e 5,3% no segundo trimestre do ano.
Por: Gleyma Lima – dci.com.br
Categoria: Parcerias