Anúncios em dispositivos móveis influenciam pouco na decisão de compra
Cerca de 81% dos usuários americanos de smartphones/tablets navegam ou procuram por produtos e serviços através de seus dispositivos móveis, de acordo com pesquisa realizada em julho de 2011 pela Prosper Mobile Insights. Este número fica um pouco acima dos 80% que afirmaram utilizar seus aparelhos para buscar a localização de uma loja física – foi permitida a escolha de mais de uma alternativa nesta pesquisa.
Estas respostas, as mais citadas entre as oito oferecidas na pesquisa, foram quase duas vezes mais lembradas do que as outras. A terceira atividade feita através de dispositivos móvel mais citada no trabalho foi à busca de produtos específicos (56%), seguida pelo recebimento de mensagens de texto com ofertas especiais (53%).
Anúncios visualizados por smartphones e tablets tem influência relativamente pequena no comportamento de compras dos usuários de dispositivos móveis. Apenas 11% dos entrevistados afirmam que estes anúncios influenciam regularmente em suas decisões de compras, enquanto 41% afirmaram ser influenciados ocasionalmente. A maioria (48%) respondeu que os anúncios móveis nunca influenciam em suas decisões de compras – o valor total é maior do que 100% devido a arredondamentos.
7 em cada 10 prestam atenção em anúncios enquanto navega na web
Um combinado de cerca de 72% dos usuários de smartphones/tables dá atenção regularmente(35%) ou ocasionalmente (37%) a anúncios móveis enquanto baixa aplicativos e músicas. Esta taxa de atenção é seguida pela de 58% dos usuários de smartphones/tablets queprendem sua atenção em anúncios ocasionalmente (43%) ou regularmente (15%) enquanto assistem a vídeo clipes.
Além disso, 50% dos consumidores que possuem smartphones/tables dão atenção regularmente (19%) ou ocasionalmente (31%) a anúncios enquanto jogam, e um combinado de cerca de 47% (13% regularmente e 34% ocasionalmente) o fazem enquanto assistem a programas de televisão.
Cerca de 43% dos profissionais do marketing já se utilizam de tecnologia móvel, de acordo com pesquisa realizada no último trimestre de 2010 pela Única. Dados do estudo “The State of Marketing 2011″ indicam que 25% planejam começar a usar dispositivos móveis ainda este ano, enquanto 16% têm planos para iniciar a sua utilização em um período superior a 12 meses. Apenas 15% destes profissionais não têm planos de implantar esta tecnologia.
Categoria: Pesquisas