Estudo revela os motivos que levam o consumidor a trocar de empresa

| 19/04/2011 - 00:04 AM | Comentários (0)

Quase dois terços dos consumidores pararam de realizar negócios com certos varejistas, empresas de telefonia móvel, companhias aéreas, dentre outras empresas, por causa do mal serviço prestado ao cliente, como mostrou um estudo mundial realizado pela consultoria Accentura, que analisou o comportamento de 5.800 consumidores em 17 países, incluindo o Brasil.

A pesquisa abrangeu 10 setores industriais, incluindo o varejo, setor financeiro, telefonia móvel e companhias áreas. Dentre as dez categorias, o pior desempenho foi dos varejistas, os quais 26% dos consumidores afirmaram deixar de consumir em algum estabelecimento do tipo. Em mercados emergentes, como Brasil, Ìndia e China, essa proporção foi de 40%. Nos países desenvolvidos, como EUA e Canadá, a proporção é menor, chegando a 18% dos consumidores. A pesquisa não distinguiu entre o comércio de varejo “normal” e o e-commerce.

A pesquisa constatou que os consumidores geralmente aprovam as ferramentas de serviço que os varejistas utilizam, sendo que 77% deles disseram que a utilização de tais instrumentos, como e-mail, anúncios on-line e ferramentas de comparação de produtos ajudaram na hora de escolher algum item no momento da compra.

62% dos consumidores afirmaram que se utilizaram de sites de empresas para coletar informações que influenciaram em suas decisões de compras, e 47% disseram ter utilizado outras fontes on-line para compras, como sites de redes sociais. O relatório afirma que: “é imperativo para as companhias interagirem com seus clientes nesses canais para proporcionar experiências positivas e, em última instância, uma satisfação maior”.

O número de consumidores que citaram o preço como motivo para trocar de varejista ou provedor de serviços caiu em 2010. Em 2009, 75% dos consumidores identificaram o preço como razão para trocar de estabelecimento, número que caiu para 57% em 2010. Ainda neste ultimo ano, 54% dos consumidores afirmaram não estarem dispostos a fazer concessões quanto ao nível do serviço prestado, opões de produto ou de qualidade em troca de preços menores. “Em 2009, os resultados da pesquisa mostraram que o preço tinha grande influência, o que pode ter sido influenciado pelo clima econômico” afirma o estudo. “Este ano, o preço continua sendo um fator chave, mas tem diminuído em importância quando comparado a outros.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.