Centralização do poder na web não diminui, diz Compete
Os dez domínios mais visitados da internet correspondem a 36% de todo tempo de navegação gasto por usuários durante o mês de setembro de 2011, de acordo com um relatório apresentado neste mês pela Compete. Dados do documento ainda mostram que esta proporção representa um pequeno acréscimo em relação aos 35% registrados em setembro de 2006 e 20% quando comparado ao mesmo período de 2001. Na visão da Compete, estes resultados desmentem a “long-tail theory” (teoria da cauda longa), que prevê a democratização dos meios de comunicação e negócios através da internet, pois a centralização do poder não só existe como aumenta.
O estudo também mostra que Facebook foi responsável por 15% do tempo gasto online ao longo do mês de setembro, mais que o dobro da fatia obtida pelo YouTube (6%), e quase quatro vezes maior que o percentual obtido pelo Google e Yahoo (ambos com 4%). O Craisglist aparece na quinta posição, concentrando 2% do tempo total.
O número de páginas visualizadas registrado pelos dez domínios mais acessados também vai contra a teoria da cauda longa. Este ano, o Top 10 representou 34% de todos os page views do mês de setembro, o que representa uma queda de 11% em relação ao 40% verificados no mesmo período de 2006. No entanto, o total de páginas visualizadas cresceu 31% quando levado em consideração setembro de 2001, mostrando que a concentração do número de page views cresceu 10% na última década.
O Facebook corresponde por 11% das páginas visualizadas em setembro, mais que o dobro do número obtido pela Craigslist (5%) Google (5%), Yahoo (4%) e YouTube (4%). O eBay aparece em um distante sexto lugar, com apenas 2% do total de page views.
Curiosamente, no ano de 2006 o MySpace apresentou um desempenho superior ao registrado pelo Facebook este ano, concentrando 16% de todas as páginas visualizadas, seguido pelo Yahoo (8%), Ebay (4%), MSN (3%), AOL (3%) e Google (3%).
Categoria: Pesquisas