Como o Social Opt In pode melhorar suas estratégias de e-mail marketing

| 12/12/2012 - 09:14 AM | Comentários (1)

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Mais do que nunca vivemos em tempos em que as 24 horas do dia já não são mais suficientes para fazer tudo o que é preciso. E essa pressa pode afetar diretamente as operações no comércio eletrônico, já que, por terem de perder tempo ao preencher um cadastro, muitos consumidores desistem de efetuar a compra.

Na mesma velocidade cresce o uso das Redes Sociais, não apenas para o uso pessoal, mas, também para busca de informações, reclamações e relacionamentos entre empresas e clientes.

De acordo com a pesquisa Observador Brasil 2012, só no Brasil, as redes sociais compreendem 86% de toda a população virtual do País. E, como esses canais geralmente armazenam muitas informações cadastrais do usuário, – região de residência, e-mail, perfil de consumo, interesses pessoais, idade, costumes, dentre outras -, toda essa movimentação de dados torna as redes sociais fortes aliadas dos varejistas da internet.

Como? Uma das maneiras é através do conceito chamado de Social Opt In, recurso que permite ao usuário optar por utilizar o login e senha das redes sociais para se cadastrar em um site.

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Any Zamaro, coordenadora de produto da All In Mail

Este método está sendo muito utilizado pelas empresas, pois, além de ser mais cômodo para os usuários, também contribui para as ações de e-mail marketing dos comerciantes, como evidencia Any Zamaro, coordenadora de produto da All In Mail, especializada em performance de e-mail marketing, ao E-Commerce News. “O Social Opt In permite aproveitar os dados do usuário sem precisar realizar um novo cadastro completo, uma vez que muitos acabavam desistindo de finalizar uma compra, em um determinado site, devido à quantidade de informações solicitadas no processo de cadastro. Por sua comodidade, o Social Opt-in pode diminuir esse índice de desistência”.

Outra vantagem para as empresas do e-commerce, segundo a coordenadora, é a possibilidade de segmentação, já que as redes sociais disponibilizam milhares de informações sobre os usuários. “Assim, é possível traçar perfis e definir formas de abordagem para públicos específicos, o que contribui para o relacionamento a partir do e-mail marketing. Mas, tudo deve ser feito de forma ética. As lojas que adotarem esta forma de cadastro devem deixar claro para o usuário que ele está compartilhando dados pessoais com a marca em questão”, orienta.

Neste aspecto existem cuidados a serem tomados por parte das empresas no sentido de não invadir a privacidade dos usuários. Para que isso não ocorra, Any Zamaro ressalta que o indicado é deixar o usuário escolher por receber e-mail marketing, a fim de prevenir problemas futuros, embora nem sempre seja a melhor opção para os lojistas. “O ideal é que o usuário possa escolher entre fazer o cadastro via formulário, usar o Social Opt-in e, inclusive, optar por receber ou não as mensagens da empresa. Se isso não ocorrer, a empresa não pode enviar qualquer tipo de comunicação. O problema é que o cadastro em um site, seja por meio de um formulário padrão ou através do Social Opt-in, não dá o direito das empresas enviarem e-mails marketing para estes clientes. Desta forma, muitos usuários reportam como spam empresas que agem assim. A linha que divide um cadastro do desejo de receber as mensagens é muito tênue, mas existe essa distinção. Quando um usuário fizer o cadastro em um determinado site, seja para efetuar uma compra ou utilizar algum tipo de serviço, ele não necessariamente quer, a partir daí, receber mensagens sem prévia autorização”, enfatiza.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (1)

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  1. Danilo Martineli Sttuqui disse:

    Boa tarde,

    Gostei da ideia do Social Opt In, porem em minha empresa, 90% dos cadastros são em pessoa jurídica, sendo assim não podemos usar dados de pessoas físicas, e as empresas não utilizam um perfil nas redes sociais com os dados jurídicos, a uma solução para isso, ou um projeto para PJ?

    Obrigado.

    http://www.fullwirelesss.com.br

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