Com o uso do social commerce consumidores compram em apenas 6 minutos no site

| 24/06/2011 - 01:16 AM | Comentários (0)

Os consumidores estão muito mais propensos a confiar em seus contatos sociais, desde amigos e familiares até varejistas online, quando se trata de decidir o que comprar, de acordo com novo estudo divulgado. De fato, no momento em que se chegam no site do varejista, já decidiram sobre a compra e gastam apenas seis minutos, segundo estudo encomendado pela empresa de social commerce Reevoo.

Enquanto 70% dos compradores classificam as recomendações de amigos compradores como importantes, apenas 28% fazem o mesmo quanto a um assistente de loja. 62% valorizam comentários de outros consumidores e 35% da mídia, segundo resultados do levantamento realizado pela FlyResearch, que entrevistou 1200 pessoas.

O Social Commerce e os dispositivos móveis fazem cada vez mais parte do processo de tomada de decisão de compras, com 39% utilizando o Facebook para uma pesquisa de compras e 38% um smartphone ou semelhante, mesmo quando se está em pé dentro de uma loja.

87% dos pesquisados buscam opiniões de consumidores antes de fazerem uma compra.  Os clientes também são mais propensos a procurar um feedback independente quando consideram a compra de um produto de um pequeno varejista ou de empresa menos conhecida: cerca de 73% que buscam uma compra com empresas deste tipo procuram feedback, com 58% deles buscando informações especificamente de um serviço. Por outro lado, apenas 24% afirmaram que seu comportamento é influenciado por anúncios.

A Reevoo afirma que os graus de envolvimento social nas decisões de compras chegaram a níveis “nunca antes imaginados”. Seu executivo-chefe e fundador, Richard Anson, afirma: “Nossa mais recente pesquisa mostra que o processo de compra de hoje é quase inteiramente social. Isto porque antes de as pessoas comprarem qualquer produto seu primeiro pensamento é de buscar o conselho de sua família, amigos e até mesmo de estranhos. E buscam esta informação como forma de se estabelecerem e evoluírem em canais sociais, e incluem, por exemplo, opiniões de consumidores em redes sociais”.

“Nós já sabemos que os resultados em termos de vendas incrementais da busca por conteúdo social é de cerca de 18%”.

“O impacto dos consumidores darem maior importância aos canais sociais é que o controle do processo de compra está saindo da alçada dos varejistas. A Reevoo não pode dar o controle de volta para os varejistas, mas o que podemos fazer, e estamos fazendo, é dar a todos os eles, grandes e pequenos, soluções muito bem vindas que lhes permita participar e influenciar no processo de novo”.

E ele acrescenta: “A confiança é por definição difícil de se construir, fácil de se perder e mais difícil ainda de se reconstruir uma vez perdida. Os varejistas que proativamente constroem mais confiança, ganham. Nossos novos produtos permitem às marcas contar a seus clientes como eles são bons, e permitem aos consumidores descobrirem e agir de acordo com suas próprias opiniões”.

A pesquisa foi elaborada com consumidores dos Estados Unidos

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.