Definir o melhor horário para envio de e-mail é uma questão de análise, afirma executiva

| 02/08/2012 - 11:06 AM | Comentários (1)

Muito tem se falado sobre horários para envio de e-mail marketing no mundo do e-commerce, porém, pouca atenção se tem dado ao planejamento do momento ideal para o envio. Quaisquer ações de relacionamento e comunicação com clientes levam em consideração o melhor horário para sua realização. Esta é uma questão que também deve ser planejada no e-mail marketing de forma que a mensagem seja entregue em um momento oportuno, em que a caixa de e-mails do destinatário não esteja cheia, evitando a disputa de atenção com os inúmeros e-mails que chegam diariamente.

A escolha do melhor horário para enviar e-mail marketing é um planejamento complexo e deve estar diretamente ligada à rotina do público alvo e seu comportamento como leitor de e-mails. Segundo uma pesquisa realizada pela Informz, empresa norte-americana especialista em soluções de e-mail marketing, após analisar 600 milhões de e-mails enviados por médias e grandes empresas de países como Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, apontou que mensagens enviadas durante período da manhã apresentaram uma taxa média de abertura de 39,2%, à frente daqueles enviados ao meio-dia (33,9%), no final da tarde (32,1%) e à noite (32%), o que faz sentido, segundo a coordenadora de produto da All In Mail – plataforma de e-mail markteting do grupo All in – Any Zamaro. “É pela manhã que os profissionais estão mais disponíveis para acessar seus e-mails, o que não é uma regra a ser seguida, mas uma dica para que testes sejam realizados. Pois o que deve ser levado em conta é o seguimento em que atua, que tipo de produto está oferecendo e qual é o objetivo do envio de cada mensagem”, ressalta a coordenadora.

Para saber se os e-mails estão sendo entregues de acordo com a preferência dos consumidores, são necessários testes e comparações de relatórios pós-envio. Algumas empresas de e-commerce possuem rotinas diferenciadas para campanhas, por fazerem parte de segmentos diferentes. Para Any, é importante para a empresa que decide trabalhar com e-mail marketing escolher uma ferramenta de envio que possibilite monitorar diferentes dados. “Dados como horário de abertura, quantos cliques, de onde clicaram (geolocalização) são importantes. Quanto maior o número de relatórios, melhor. Desta forma as empresas conseguem analisar o melhor horário de envio de uma determinada campanha pra uma determinada base”, enfatiza.

Por outro lado, a executiva alerta que, além do horário, as empresas precisam levar a sério o planejamento de suas campanhas. “Sempre aconselhamos nossos clientes a traçarem uma meta e planejarem as ações. O envio de uma campanha não pode ser feito sem planejamento, email marketing sem planejamento resulta em tempo e dinheiro perdido. O planejamento começa pela definição do tipo do email, se será envio comercial, comunicados ou newsletter. Depois é preciso definir o público-alvo da campanha, desenvolver o template do email (o que inclui design e HTML), elaborar um subject atrativo e, uma dica importante, é realizar teste AB para o subject. Um email com subject atrativo gera muito mais aberturas. Com os resultados das primeiras campanhas, é possível planejar as próximas e ajustar algum detalhe”, conta.

Pesquisa recente da Exact Target, empresa especializada em soluções de marketing digital, apontou que o e-mail marketing é cada vez mais vital para o comércio eletrônico. Os resultados indicam que dois em cada três brasileiros compraram algo por conta de um e-mail recebido. De acordo com Any, isto ocorre porque o uso do e-mail está arraigado no dia a dia das pessoas. “O e-mail marketing está presente na vida dos consumidores o tempo todo, basta ele chegar à caixa de e-mail, seja no trabalho ou no trânsito, através do celular, ou por outros meios”, encerra a executiva.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (1)

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  1. Hypólito disse:

    Parabens pelas matérias aqui publicadas, sao sempre de muito valor para os leitores e empresas.
    Parabens

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