Como vender em datas comemorativas

| 05/08/2015 - 08:48 AM | Comentários (0)

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Dia dos pais, Natal, dia dos namorados são algumas das datas comemorativas que mais aquecem o comércio, por este motivo os empreendedores aguardam ansiosamente a época para alavancar as vendas e aumentar a receita. Entretanto, em um mercado tão competitivo, é preciso esforço para se destacar e conquistar os consumidores.

Identificar e conhecer o público-alvo é essencial para que nenhum desejo ou dúvida sejam negligenciados. Comprar um presente para outra pessoa é uma tarefa que, às vezes, demanda um pouco mais de trabalho, portanto, em datas comemorativas, é fundamental que uma boa equipe de profissionais esteja capacitada para entender as necessidades e aconselhar qual é o produto mais adequado.

As lojas físicas podem abusar de um atendimento mais exclusivo, é bom contar com a colaboração de trabalhadores temporários. O ambiente e a postura dos funcionários também influenciam nas escolhas do cliente.  Longas filas e horas de espera podem gerar insatisfação dos clientes e a desistência da compra, um prato cheio para a concorrência.

Já o e-commerce pode explorar o diálogo com o cliente através de uma comunicação personalizada, usando uma linguagem que se encaixe no perfil do seu público-alvo. Oferecer descontos, promoções e brindes também incentivam o consumidor a comprar no seu e-commerce, voltar para futuras compras e até indicar aos amigos.

Por mais que o cliente saiba que uma data importante está chegando, pode acontecer dele estar sem recursos para o momento, portanto, além de lembrá-lo com antecedência, o seu e-commerce deve oferecer vantagens que despertarão o desejo dele em comprar seu produto.

É importante que qualquer ação e promoção, quando associada a uma época ou data, tenha um apelo de algo urgente, ou pelo menos tente passar para o público essa ideia (essa regra se aplica para revendedores gráficos e lojistas).  No e-commerce palavras de ação como: “Só hoje”, “Por tempo determinado”, “Não perca” e “Descontos”, chamam a atenção do consumidor para uma possível economia.

Antecedência é fundamental

“A possibilidade de prever a sazonalidade é um ponto positivo para o empreendedor. Ter produtos para atender a demanda, e negociar antecipadamente com o fornecedor oferece chances de desconto, além de evitar problemas com o atraso de entrega”, ressalta o CEO da Futura Imbatível, Willington Bekmer.

Quanto menor for o custo para o empresário, mais descontos ele poderá oferecer e, assim, se diferenciar por preços menores, promoções criativas, facilidades na hora do pagamento e mais comodidade aos clientes.

“O negócio é uma via de mão dupla, é imprescindível que o cliente se sinta valorizado para que a marca seja cada vez mais fortalecida”, destaca o CEO.

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Categoria: Pesquisas

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