Executivo dá dicas para evitar lentidão em sites em períodos de alta demanda
Para atender a alta demanda das vendas em períodos que aquecem o mercado, como o Dia das Mães, por exemplo, os lojistas do comércio eletrônico precisam estar providos de determinados recursos de TI que suportem o elevado volume de movimentação.
De acordo com Paulo Piccini, CEO da Ananke, especializada em infraestrutura e gestão de ambientes web, nestes períodos os e-commerces, sejam eles de pequeno, médio ou de grande porte, devem dispor de uma estrutura mínima adequada para não prejudicar a experiência do comprador. “Deve ser composta por uma boa infraestrutura, uma plataforma de e-commerce robusta, Centro de Distribuição e Datacenter adequados e suporte de infraestrutura com SLA agressivo”, aponta o executivo ao E-Commerce News.
No entanto, implantar toda a estrutura não é o bastante, é necessário cuidado no momento da contratação desses serviços, acrescenta. “É imprescindível conhecer as instalações do provedor de serviço, além nos níveis de SLA oferecido em cada camada desde rede, hardware, software, e atendimento. Para a CDN é necessário conhecer o SLA – uptime do serviço -, além de identificar sua abrangência, principais pontos de presença, já que, quanto mais perto a CDN estiver de seu cliente final, mais perfomance o e-commerce terá”, conta.
Neste aspecto, ele ressalta a importância da CDN para as grandes campanhas sazonais, como por exemplo, o Dia das Mães, já que, segundo Piccini, não requer investimentos na infraestrutura existente, e, ainda assim, potencializa a capacidade de entrega atual. “O modelo de negócio da CDN é muito atrativo, pois é tarifada através do uso, – opex-, já no modelo tradicional existe grande investimento inicial para ter uma ampla estrutura, – capex -, além do custo de operação dessa estrutura, opex”, justifica o executivo.
Categoria: Pesquisas
muito boas as dicas. Garantir uma infra mínima para a boa navegação e experiência do usuário.