Investimentos em e-commerce cresceram 127% na última década, aponta pesquisa
Os investimentos em comércio eletrônico no país cresceram 127% na última década, segundo uma pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), que envolveu mais de 528 empresas de vários setores econômicos, ramos e portes.
No período de dez anos, o estudo esclareceu que o comércio online se consolidou como uma atividade bastante lucrativa no Brasil, com os negócios B2B aumentando 625%, enquanto os B2C cresceram 904%. De acordo com Alberto Luiz Albertin, professor da FGV-EAESP e idealizador da pesquisa, “Os índices confirmam a evolução do comércio eletrônico e que a tendência é de crescimento, agora mais efetivo e buscando retornos dos investimentos realizados”.
Nas métricas de relacionamento, o relatório mostrou que, de 2009 a 2013, houve um incremento nas formas de relacionamento com os clientes de 86.5%; 59.45% em utilização de CRM; e 52.2% de utilização de SCM. O atendimento ao cliente também cresceu nesse período, com aumento de 74.1% no recebimento de pedidos; 56.7% no suporte a utilização de produtos/serviços; e 72.2% na divulgação de informação sobre produtos/serviços.
Em linhas gerais, as companhias passaram a utilizar mais a Internet de um modo geral como ferramenta, à medida que 96% das empresas de Comércio Eletrônico analisadas atualmente usam a web de alguma forma. “As empresas estão utilizando cada vez mais a infraestrutura de Internet e das aplicações de comércio eletrônico como meio para a realização de seus processos de negócio, com clara predominância daqueles relativos ao atendimento a cliente”, comenta o professor. Dentre as aplicações elencadas pela pesquisa a utilização de cartão de crédito (71%); catálogo eletrônico (78%); e formulário eletrônico (72%).
Categoria: Pesquisas