Pesquisa revela hábitos dos consumidores no e-commerce
O instituto de pesquisa brasileiro, Ibope Mídia, divulgou uma pesquisa sobre o e-commerce no Brasil. Intitulado como TG.net, o estudo contou com a participação de 2.500 consumidores espalhados em 11 regiões do país, cinco capitais mais o Distrito Federal.
De acordo com a pesquisa, 61% da receita do comércio eletrônico originam de pessoas das classes A e B. Já a classe C representa 35% do total, seguido pela classe D e E com apenas 4% do montante, revelando que o e-commerce ainda tem muito que evoluir.
A maior parte das pessoas que consomem por meio desta modalidade de comércio possui uma faixa etária entre 25 e 44 anos, representando 48% de todos dos consumidores online. Em segundo, com 17%, estão compradores entre 20 e 24 anos. Juntado todos resulta numa média de 33 anos.
Ao contrário do que muito imaginavam, os homens são os que mais compram pelo e-commerce com 54% de participação, contra 46% das mulheres. 49% destes são casados e 41% solteiros. Juntos, São Paulo e Rio de Janeiro concentraram 37% de todos os consumidores virtuais.
A pesquisa ainda revelou alguns hábitos dos consumidores virtuais brasileiros. 80% dos entrevistados afirmaram utilizar a internet para comparar preços, enquanto que 66% realizaram pelo menos uma compra nos últimos seis meses, e 30% gastam em média 224 reais.
Os itens preferidos por estes consumidores são livros (30%), Celulares e acessórios (20%), eletrodomésticos (18%) e produtos de tecnologia (17%). Já os desejos de compras são câmeras digitais, 25%, celulares, 17%, e iPhone com 15% dos desejos.
Categoria: Pesquisas