Pop-up – Usar ou não usar? Eis a questão!

| 05/03/2013 - 15:28 PM | Comentários (0)

pop-up

De mocinha a vilã, a pop-up é uma das ferramentas mais tradicionais do mercado publicitário, porém, hoje em dia gera muitas dúvidas quanto a sua eficiência. Para o gerente de e-commerce da Eletrônica Santana, Flavio Inacio, “o formato sobreviveu, pois o número de usuários que interagem com as pop-ups é muito maior do que a quantidade dos que reclamam”. Segundo ele, muitos leitores consideram as janelas como invasivas, chatas e irritantes, porém os resultados ainda são excelentes para anunciantes.

Antigamente, o marketing online utilizava a pop-up apenas para agradecimentos ou sorteios. Era comum acessar um site e se deparar com mensagens como “obrigado pela visita” ou “você é o visitante número X e acaba de ganhar um prêmio”. “Nessa época, a ferramenta ainda era vista como um ótimo recurso de divulgação e auxílio aos leitores de sites e blogs”, explica Flavio. Nos dias de hoje, há quem utilize mal as pop-ups, fazendo com que apareçam constantemente durante uma navegação, e muitas vezes, não é possível fechá-las até que o visitante realize o que a janela solicita. “Definitivamente essa divulgação não agrada ninguém”, afirma Flavio.

Para um bom uso da ferramenta, Flavio explica que é necessário oferecer valor e aparência positiva para o cliente. “O internauta de hoje é rápido e objetivo, e por isso rejeita a proposta inicial das pop-ups. Se utilizada com ética e coerência, as janelas podem ser bem-vindas”, afirma. Confira algumas dicas do executivo para um bom uso da ferramenta:

Mantenha habilitado o botão fechar: não oferecer essa opção ao internauta é uma atitude deselegante, além de gerar uma forte rejeição. Não obrigue ninguém a participar de suas ações e promoções.

Delimite os dias: configure o mínimo de dias que a pop-up aparecerá na próxima visita. Não é muito recomendável um internauta visitar um site hoje, e amanhã a janela aparecer novamente. Em alguns casos, isso pode aparentar como algo invasivo.

Definir as páginas: é fundamental saber em quais páginas o pop-up será utilizado. Usar o mesmo pop-up em diversas páginas do site faz com que a navegação fique cansativa e nada dinâmica, e isso pode fazer com que o internauta desista de acessar o site.

Alinhe o conteúdo: colocar pop-ups relacionadas ao conteúdo do site é importante para harmonizar a plataforma, e logo, atrair o público-alvo. É necessário utilizar criatividade e inovação para que realmente a proposta do recurso seja atingida.

Aproximação com anunciantes: as pop-ups oferecem uma grande oportunidade de aproximação com anunciantes e, quando usadas com estratégia, podem ajudar na valorização da marca.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.