Segmentação é a chave para o sucesso das campanhas de e-mail no Dia das Mães

| 07/05/2013 - 09:58 AM | Comentários (0)

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Às vésperas do Dia das Mães, segunda data mais importante para o e-commerce nacional, os varejistas intensificam seus investimentos em marketing para atrair e conquistar os consumidores. No entanto, para que os resultados apareçam é preciso ser assertivo nas estratégias, como no planejamento das campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Segundo Rodrigo Mesquita, Account Manager da Return Path, empresa especializada em Email Intelligence, neste caso, o primeiro passo é levar em consideração o impacto e a importância da data para o comércio eletrônico e segmentar as campanhas de forma que todos os clientes se interessem em abrir a mensagem enviada. “Essa é a chave para se diferenciar da grande concorrência”, garante o executivo, ao E-Commerce News.

Ainda assim, para que a segmentação funcione é preciso levar em conta alguns aspectos, considera. “É importante adequar esses conteúdos ao perfil do cliente, do tipo de empresa e o relacionamento que ela tem com seus clientes. Assim como, traçar uma abordagem mais direta na linha de assunto deixando claro que se trata de uma campanha específica para o Dia das Mães, sem perder o foco na oferta que está sendo veiculada. É importante que, desde a linha de assunto, o cliente já saiba o que esperar do restante do e-mail”, orienta.

Outra estratégia que não deve ser esquecida neste período é buscar informações sobre o que, e como, os concorrentes estão fazendo, assegura o executivo. “Tente entender o que seus concorrentes estão fazendo para essa data e se aproveite disso.  É importante corrigir o que eles estão fazendo de errado e aplicar boas práticas em seu projeto”, enfatiza.

Neste aspecto, um erro muito comum é tentar transformar uma campanha de venda em uma campanha de relacionamento, avalia Mesquita. “Um exemplo disso é vender uma oferta de viagem para o Dia das Mães e, ao abrir o e-mail, o usuário encontrar ofertas sem nenhum benefício atrelado. Outro erro básico é fazer o envio desse material em nome de funcionários da empresa como remetente. Isso cria uma taxa de abertura mais alta, mas também, uma taxa de reclamação maior porque o cliente se sente enganado. O ideal é que o e-mail seja enviado em nome da empresa e que a linha de assunto deixe claro que se trata de uma oferta do Dia das Mães ou algo do tipo”, recomenda.

Mas, ainda assim não é o bastante. Ele acrescenta que a atenção dos lojistas on-line também deve se voltar para os ISPs – Internet Service Providers -, a fim de não desencadear quedas nas taxas de entrega das campanhas na data, já que os ISPs determinam se a mensagem será entregue ou não. Segundo o especialista, o segredo está em não alterar a frequência de envio. “Se a empresa envia o dobro de e-mails que costuma enviar normalmente, pode levar a bloqueios e diminuir a entregabilidade, se aumentar ou mudar a frequência de envio. O ISP pode bloquear essas mensagens e enviá-las para a caixa de spam”, esclarece e complementa. “A comemoração do Dia das Mães é uma época muito concorrida, por isso, a importância em manter uma segmentação bem feita, mas, não mudar a frequência de envio. Essa é uma boa época para usar caracteres como coraçõezinhos na linha de assunto e usar esse mecanismo para tentar se diferenciar, mas não mudar a frequência com que envia e-mails, ou fala com seu cliente, e continuar respeitando as decisões dele”, determina.

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Categoria: Pesquisas

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